Como ficam as mensalidades das escolas diante do Coronavírus (Covid-19)?

mensalidades escolas diante coronavirus covid 19

Constatei que inúmeros pais estão bastante preocupados com as incertezas e principalmente com o rumo em que a economia vai evoluir e, com isso, começam a surgir inúmeras dúvidas, dentre elas: Tenho que proceder com o pagamento integral da mensalidade do meu filho? Ou ainda, sou obrigado a pagar a mensalidade mesmo sem meu filho estar comparecendo na escola? Por fim, se os custos fixos da escola estão sendo reduzidos, por que a mensalidade também não pode sofrer uma redução no valor?

Pois bem. A primeira coisa que precisamos nos atentar é em qual etapa da Educação nossos filhos estão integrados, se no Ensino Fundamental (de 06 a 14 anos de idade) ou Ensino Médio (15 aos 17 anos de idade) pois na Educação Infantil, diferentemente do Ensino Fundamental e Ensino Médio, não é admitida a modalidade de Educação à Distância.

Dessa forma, o bom senso e a prudência se convergem para a “suspensão” do contrato de prestação de serviços até o término do período de isolamento social e concomitantemente a elaboração de uma proposta de revisão contratual a ser discutida entre as partes com novos valores, dado o fato que as escolas possuem despesas fixas que precisam ser adimplidas, dependendo obviamente do pagamento das mensalidades, mesmo que de forma parcial.

Feitas referidas considerações, tem-se que a melhor alternativa para a solução do caso em comento é uma composição amigável entre as partes, ou seja, equacionar e dividir o problema econômico que estamos vivendo, valendo-se dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, haja vista que cada caso é literalmente um caso.


Por Eduardo Matta Machado Dias de Castro
Profissional com atuação na área cível, empresarial e consumerista, além de vários trabalhos com foco consultivo. Experiência de atuação em MG, RJ e SP. Especialista em Processo Civil, possuidor de elevada capacidade técnica o que permitiu a condução de casos estratégicos.

Fonte: https://www.direitonews.com.br/2020/04/mensalidades-escolas-diante-coronavirus-covid-19.html#.XqWiXI6Qibk.email

 

Comentários