O que é ?
Ação revisional de contrato de veículos ou equipamentos é a ação de revisão de contratos mais comum que existe, ela serve para revisar contratos de financiamento com alienação fiduciária, leasing e consórcio de veículos - carro , moto, caminhão, trator, equipamentos (industriais, agrícolas).
Nestas ações o autor busca reduzir a prestação mensal paga pelo veículo face a alguma abusividade no contrato.
Como funciona?
O devedor entra com a demanda judicial requerendo a revisão do contrato e solicitando uma liminar que o autorize a depositar em juízo os valores que entende devidos.
O juiz analisando a causa pode deferir uma liminar a qual garantirá ao cliente o direito de suspender o pagamento diretamente para a financeira, a fim de que possa depositar o valor que entende devido em juízo, além disto o juiz poderá proibir a ré de realizar a busca e apreensão do bem, e de colocar o nome do devedor em cadastros de inadimplentes.
Quando vale a pena ajuizar uma ação revisional ?
Uma ação judicial não é brinquedo, processo e justiça é coisa séria, assim recomenda-se o ajuizamento de ações revisionais tão somente quando a pessoa/empresa:
- Entrar num ciclo de endividamento crescente - bola de neve - onde por mais que ela pague as dívidas estas só aumentam;
- Estiver ameaçada de perder bens devido a dívidas ou a impossibilidade de seguir pagando as parcelas de um financiamento;
- Sempre que estiver a ponto de perder o sono, de entrar em depressão por não saber se vai conseguir honrar ou não com os compromissos.
Nestas situações recomenda-se fortemente que a pessoa procure um advogado e ajuíze um ação revisional de contrato, pois como dizia Nietzsche o sono é o bem mais sagrado de um ser humano e perder ele preocupado com dívidas não vale a pena.
A revisional protege o veículo da busca e apreensão ?
Quando alguém atrasa um contrato de financiamento de veículo ou equipamento esta pessoa pode ser vítima de uma ação de busca e apreensão ou reintegração de posse.
É importante salientar que o agente financeiro pode entrar com a busca e apreensão quando bem desejar desde que ocorra atraso, não existindo prazo mínimo de três meses de atraso para o ajuizamento da ação, o que ocorre é que - de regra - os banco só entram com a ação de busca e apreensão após três meses de atraso.
Quanto a pergunta título em si, se a revisional protege o bem contra a busca e apreensão - a resposta é: Se o juiz deferir a liminar (antecipação de tutela) a revisional protege sim o bem da busca e apreensão.
Estou sofrendo uma busca e apreensão, ainda posso me defender ?
Sim, se você esta sendo vítima de uma ação de busca e apreensão, mesmo que já tenha perdido o seu veículo, você ainda poderá se defender e quem sabe (dependendo do caso) até mesmo recuperar o veículo através da defesa na ação de busca e apreensão e o ajuizamento de um ação revisional.
O meu carro vai ficar trancado na revisional?
O veículo nas espécies de contrato ora analisados sempre funciona como uma garantia - ele não esta vinculado ao valor do contrato ou algo assim, é por isto que apesar do valor do veículo diminuir o valor da dívida sempre aumenta.
Desta forma sendo o veículo uma garantia do contrato o mesmo só será liberado quando o contrato foi pago, ou com a substituição da garantia (veículo) por outra.
Logo, o veículo não fica trancado devido a revisional, ele fica trancado enquanto o valor financiado não for pago.
Quanto tempo demora a ação?
A liminar em média é obtida entre 15 a 45 dias (dependendo se concedida pelo juiz ou pelo Tribunal).
A liminar pode ser deferida (concedida) de forma parcial, completa ou mesmo indeferida (negada). Caso o juízo negue a liminar se entra com um recurso para o Tribunal de Justiça.
Deferida a liminar o autor ficará com o seu nome limpo e de posse do bem até o julgamento da causa ou revogação da liminar.
O processo, após a liminar, vai ter trâmite padrão, ou seja, o réu vai contestar, o autor vai apresentar réplica, vão ser produzidas as provas (de regra não haverá audiência), vai haver sentença, desta sentença haverá recurso que será julgado pelo Tribunal, após haverá mais recursos e a coisa assim vai indo...
Pois bem, durante o tempo deste calvário na justiça o autor ficará depositando em juízo o valor que entende dever, e aproveitará esta folga em seu orçamento para buscar o seu equilibrio financeiro. Paralelamente ao processo se iniciará tratativas de negociação com o banco na busca de um acordo, de fato mais de 90% das ações revisionais acabam em acordo através do qual o credor concede algum desconto para encerrar a questão levantando o dinheiro que foi depositado pelo autor em juízo.
Assim podemos dizer que se a pessoa não optar por um acordo o processo pode durar até mesmo mais de quatro anos, já quando a pessoa opta pelo acordo o processo irá demorar o tempo necessário para a pessoa reunir o valor do acordo.
por Gabriel Rodrigues Garcia
Fonte: http://www.clicdireito.com.br/revisional_de_contrato_veiculo.asp
digo...não seja refem do sistema bancário, o cdc existe para ser usado. vamos acabar com o abuso financeiro, procuremos honrar os compromissos, porém, estes devem ter justos valores.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluircomprei um carro nesse ano 2014 dei 7.000.00 de entrada e financiei 14.000.00 mil em 48 vezes de 500 posso colocar na revisional agora ou so depois de 3 meses ,meu nome fica sujo junto ao banco,posso compra outro carro no mesmo banco e outros !!!
ResponderExcluirPrezado, sugiro buscar um advogado próximo para análise do seu contrato. Att.
ExcluirEspera uns 10 meses
ExcluirOlá! Sou advogado há 15 anos em Fortaleza e endosso o que o conteúdo do post. Aqui em minha cidade também tenho feito algumas ações revisionais.
ExcluirNeste caso, quanto mais rápido você entrar com o pedido melhor.
http://advogadofortalezace.com.br/services-view/revisional-em-fortaleza/
Sou Antônio Aroneudo de Oliveira compre um carro passei 3 ano pagando 639 despois não pode mais pagar isso eu troquem num Palio nú valo de 850'00 só que o pálio era do ano de 202 i o carro que eu comprei foi 29 mil foi financiado 14 mil aí como pode a financeira ligou pra mim falo que ainda Tava nus 14 mil 80'00 coloquem na revisional está com 02 meses falei pra revogada que eu tenho 04 mil pra quitar o juiz não aceito coloquei 05 mil estou esperando a resposta
Excluirposso entrar contra o programa minha casa minha vida? já q o valor é dos juros é bem alto? existe um maximo de juros para que ele não seja abusivo? qual a lei que esta isto? obrigado
ResponderExcluircomprei um carro q custa 34000. dei 9000 de entrada e financiei o restante em 48* de 730, estou me sentindo apertada e gostarei de diminuir o valor da parcela porem a financeira disse q nao trabalha com refinanciamento. como devo proceder? já paguei 10 parcelas, devo entrar c revisional?
ResponderExcluirquando acontece de vc comprar um carro que já era de outro dono que o financiou e mesmo assim as parcelas ainda são abusivas??? Pode-se pedir a reavaliação dos valores que ainda restam? pq o carro financiado em 60 vezes no final das contas, sai quase o preço de 2... grata!!!!
ResponderExcluirmelhor explicando... vc assume as parcelas restantes.... e quando houve atraso em alguma??? tem problemas entrar com essa petição?
ResponderExcluirO meu "Amigo" Comprou um Carro, como Ele não tinha habilitação e Eu tinha e assinei umas folha que o Vendedor falou pra tira o carro da concessionária precisava de uma pessoa habilitada, ai assinei certo passou-se 2 anos a e Ele achou que tava pagando a mais botou na revisional de 498 que Ele pagava agora para 233,33 bom pra Ele e Eu que não tenho na haver to com o Nome sujo, puxei no SPC descobri que eu sou o Avalista dele, e nem tenho Carteira assinada, O QUE EU FAÇO PRA TIRA O MEU NOME DO SPC ME AJUDE! EU TO SENDO LESADO NEM ELE SABIA O RAPAZ QUE COMPROU O DITO CARRO
ResponderExcluircomprei um carro com prestaçao 48 vezes de 330 por mes e mais seguro ... depois de 1 ano ternimou o seguro do carro com 157por mes banco ta obrigado eu fazer novo seguro e certo ou nao ...
ResponderExcluirNAO É OBRIGADO A FAZER SEGURO RPZ
ExcluirOlá comprei uma moto 2012 em 48 vezes de 238 paguei 31 mas devido dois acidentes graves apertei um pouco e deixei tres prestaçoes atrasar o banco nao para de me ligar posso utilizar este recurso?Pois só agora depois desse tempo todo fui comunicado que o banco nao desmembra mais as parcelas e nao tenho condiçoes de pagar as tres de uma vez! Obrigado.
ResponderExcluirSe eu entrar com esse recurso consigo comprar alguma coisa futura em bancos,obrigado.
ResponderExcluirSe eu entrar com uma revisional vou poder financiar algo futuramente?
ResponderExcluirUma coisa não tem nada a ver com a outra. Se houver qualquer impedimento, a justiça lhe protegerá. Att.
ResponderExcluirFinanciei um carro para meu filho em 48 x de 618,00 ja pagou sete parcelas e jâ se encontram 2 atrasadas e como eu ja pagou outro financiamento, nâo dou conta de mais um.serâ que posso entrar com revisional para diminuir o valor da parcela?
ResponderExcluirPrezado, sugiro buscar um advogado próximo para análise do seu contrato. Att
Excluirbom dia comprei meu carro em abril de 2013 22.000 era o valor dele na época de 2.000 de entrada e financiei 18000 em 48 x 592,38. já paguei 31 parcela mais agora to apertado e o valor da parcela saiu completamente do orçamento.
ResponderExcluiré aconselhável colocar na revisional para diminuir esse valor restante das parcelas, como devo proceder nesse caso?
SIM!
ResponderExcluirGostaria de saber se eu comprar um carro já na revisional. Cujo o dono não quis encarar a ação judicial, e me ofereceu por um valor bem mais abaixo, e passaria uma procuração para o meu nome registrada em cartório. Gostaria de saber se é pucivel isso, seu não poderia perder o carro?
ResponderExcluirPrezado, a ação judicial para revisional de cláusulas contratuais deve ser intentada por quem é titular do contrato. Se houve repasse do contrato e transferência para a sua titularidade, é possível ingressar com a ação no seu nome. Att.
ExcluirComprei um carro na revisional com um valor bem a baixo, como faço agora para passar para o meu nome e ingressar o peocesso?
ResponderExcluirPrezado, sugiro buscar um advogado próximo para análise do seu contrato. Att
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluireu estou quase terminando de pagar meu carro, eu posso pedir uma revisional
ResponderExcluirPrezado, sugiro buscar um advogado próximo para análise do seu contrato. Att
ExcluirEu to na revisional eles podem manda prende meu carro ?
ResponderExcluirPrezado, sugiro buscar um advogado próximo para análise do seu contrato. Att
ExcluirBoa noite to.presizando de informação que possa mim ajudar comprei carro to pagando a pacelar i to ficando muito apertado aumentor muito fico apertado para mim mim ajuda
ResponderExcluirPrezado, sugiro buscar um advogado próximo para análise do seu contrato. Att
ExcluirComprei um carro o valor dele na tabela fip e de 65000,00 dei 17000,00 de entrada ainda restaram 48 parcelas de 2100,00 o carro vai sair por mais de cem mil isso é que eu chamo de um assalto à mão armada .Está correto isso ??? mateiapremoldados@hotmail.com
ResponderExcluirPrezado, sugiro buscar um advogado próximo para análise do seu contrato. Att
ExcluirBoa noite tem um amigo meu qui está com um carro na liminar e ele quer mim vender si eu comprar o carro corro risco de perder o carro?
ResponderExcluirPrezado, sugiro buscar um advogado próximo para análise do seu contrato. Att
ExcluirTem algum problema com a revendedora q financiou o veículo q foi colocado na revisional
ResponderExcluirBoa tarde, dei uma entrada de R$3.000 num palio 2001, e financiei o resto em R$48x409,00, não sei onde estava com a cabeça quando fiz isso, já faz 6 meses,o carro só dá problema,já gastei mais de 4 mil, e não ficou bom,só prejuízo,a prestação tá pesada pra mim, já pensei em esperar pela busca e apreensão, ou colocar na revisional, não quero mais o carro, o que faço?
ResponderExcluirOlá, será um prazer ajuda-lo, entre em contato pelo whatsapp (51)994254824.
ExcluirBoa tarde, comprei meu carro particular em uma revenda, tenho contrato e tudo mais... queria saber se consigo entrar com revisional?
ResponderExcluirQual o risco de comprar um desses carros oferecidos por empresas na internet e que são oriundos de revisional?
ResponderExcluirPrezado, exija uma certidão negativa de débitos, tributos e restrição juntos aos órgãos responsáveis.
ExcluirQueria saber quando eu dou entrada na revisional meu nome fica negativado ou impossibilitado de eu poder financiar outro bem???
ResponderExcluirTenho um carro dei 4 mil de entrada e financeiro o resto em 48 de 419 já paquei 24 parcelas e gostaria de saber se tenho chance de baixa o valor do restante das parcelas
ResponderExcluirSe eu entrar com uma revisional qual a porcentagem da financeira baixar o valor das parcelas
ResponderExcluirPrezado, busque um Advogado de sua confiança. Proteja seus Direitos.
ExcluirUm amigo meu comprou um carro mas ele vendeu
ResponderExcluirMas o cara que comprou quer colocar na revisional oque posso fazer? Só o proprietário pode colocar ou qualquer outra pessoa pode?
Prezado, busque um Advogado de sua confiança. Proteja seus Direitos.
ExcluirEu financiei uma moto pois o valor dela é de 9.300 aí tou pagando 48 parcelas de 341 que vai dá mais de 16.000 eu posso colocar na revisional
ResponderExcluirPrezado, busque um Advogado de sua confiança. Proteja seus Direitos.
ExcluirSe os bancos utilizassem a taxa de juros vigente, atualizada pelo BC. Não teriamos tantos endividamentos no Brasil. 6,50% a.a e os bancos praticam 200 vezes mais.
ResponderExcluirESTOU EM ATRASO EM 05 MESES COM O CONSORCIO NACIONAL HONDA JÁ PAGUEI 73% DA MOTO POSSO ENTRAR NA REVISIONAL?
ResponderExcluirPrezado, busque um Advogado de sua confiança. Proteja seus Direitos.
ExcluirESTOU COM 05 EM ATRASO CONSORCIO NACIONAL HONDA E JÁ PAGUEI 73% DA MOTO TENHO COMO ENTRAR NA REVISIONAL?
ResponderExcluirTenho uma moto o valor é muito auto tem como eu baixá o valor dela e como faso
ResponderExcluirPrezado, busque um Advogado de sua confiança. Proteja seus Direitos.
ExcluirPrezado, busque um Advogado de sua confiança. Proteja seus Direitos.
ResponderExcluir