A inegável importância da assessoria jurídica nas empresas de sucesso

Nos dias de hoje, com a constante movimentação do mercado, existe uma enorme demanda judicial, devido também a complexidade dos fatores administrativos. Contratos, admissão e demissão de funcionários, relações de consumo, atos administrativos, são alguns exemplos de fatores que geram demanda judicial.

Um grande costume (também um grande erro) das empresas é acionar o advogado apenas quando o problema já esta estabelecido, ou seja, quando a empresa já foi intimada como ré.

Porém este costume já começou a mudar, principalmente nas empresas multinacionais. A assessoria jurídica especializada esta ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo.

Gastos como, pagamento de multas decorrentes de autuações, custas processuais e administrativas, honorários advocatícios e periciais, penhora sobre bens, etc., poderiam ser evitados com uma simples orientação jurídica. Esses incalculáveis prejuízos, ainda são experimentados pelas empresas mais desavisadas.

Hoje em dia cabe aos sócios, diretores, responsáveis pelo departamento jurídico, não permitir que sua empresa cometa erros tão ultrapassados. É inumerável o valor monetário que empresas ainda perdem por não possuir uma assessoria jurídica especializada. Uma empresa que diminui a quantidade de ações judiciais contra si possui muitos benefícios, tais como:

- Quanto menos ações judiciais contra a empresa, maior o lucro e maior o valor economizado;
 
- Facilidade em manter uma contabilidade segura, podendo assim calcular com mais precisão a margem de lucro, ou possíveis investimentos, de marketing ou não;
 
- Amparo jurídico 24 horas por dia;
 
- Menor preocupação com o setor jurídico, dedicando-se assim, em maior intensidade, a outras tarefas.
 
- Diminuição da demanda contenciosa;
 
- Auxilio na elaboração de contratos, pois todos os anos há publicações ou projetos de leis que alteram leis contratuais;
 
- Envolvimento e assessoria a muitos setores da empresa, como medicina no trabalho, departamento de recursos humanos, departamento de Marketing, auxilio a respeito de terceirizações, contratos de representantes comerciais, auxilio quanto a cooperativas, associações de trabalhadores, etc.

Abordando mais especificadamente o Marketing, pode-se utilizar a assessoria jurídica, por exemplo, quando formos fazer alguma ação de merchandising, evitando assim possíveis complicações processuais. Às vezes devido ao simples fato de não possuir uma orientação jurídica, perdem-se excelentes oportunidades de ganhar dinheiro. Existem casos até de pagamento de multas por violação de leis; Ato que os profissionais de Marketing não se focam antes de executar a ação.

Sendo claro e preciso, a ordem nas empresas de sucesso deve ser assim: o profissional de Marketing deve se focar no Marketing, o profissional de Recursos Humanos deve se focar em recursos humanos, o profissional de Direito deve se focar em Direito. É simples! Agindo assim as coisas fluirão de maneira eficaz, trazendo resultados para os sócios e reconhecimento para os funcionários.

Ressaltando que, o custo de uma assessoria jurídica não é alto, varia de acordo com a demanda judicial da empresa. Então não há desculpas para os empresários que ainda não adotaram esta medida.

Após a apresentação destes fatos, é tão inegável que a assessoria jurídica diminui os gastos e facilita a geração de novas oportunidades de negócio para uma empresa, como também que, empresas que já possuem tal assessoria estão à frente das demais, pelo menos no que se diz respeito à organização e planejamento administrativo. E a lição numero 1 do empreendedorismo e do sucesso é, justamente, organização e planejamento administrativo.
_______________________________
Flávio Leal,
estudante de Publicidade e Propaganda e profissional de Marketing. Atua com consultoria de Marketing Jurídico para escritórios de advocacia, com redação para Social Media e com planejamento estratégico de eventos no ABC Paulista.

Fonte: http://www.omelhordomarketing.com.br/a-inegavel-importancia-da-assessoria-juridica-nas-empresas-de-sucesso/

Comentários