Petroleiros vão à Justiça denunciar atraso nos salários e exigir pagamento


Os trabalhadores da Tenasa, empresa que presta serviço à Petrobras, resolveram radicalizar. Vão cobrar providências na Justiça. Ontem, a direção do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte/RN (SINDIPETRO/RN), em Mossoró, esteve no Ministério Público do Trabalho para denunciar o atraso nos salários dos funcionários da terceirizada.

É que, além dos salários atrasados, os petroleiros denunciam que outras reivindicações não estão sendo cumpridas pela empresa: pagamento de férias, vale-alimentação, vale-transporte, hora extra, regularização do FGTS e repasse do INSS, presentes na petição ajuizada pelo Sindicato, não estão sendo pagos desde outubro do ano passado.

A terceirizada também não está repassando os valores descontados nos empréstimos consignados para as agências financiadoras, o que compromete o crédito dos trabalhadores.

A situação ainda é mais desesperadora para quatro funcionárias da Tenasa que estão grávidas, das quais, uma, com dois meses de gestação, tem gravidez de risco. Segundo elas, a situação é deliciada e sem os devidos pagamentos dos salários atrasados a situação ainda tende a piorar. "Sem a regularização dos salários e do vale, a alimentação fica prejudicada e fico sem o dinheiro para o enxoval do meu bebê", ressaltou uma das gestantes.

Alegando falta de dinheiro em caixa, a empresa ainda cancelou todas as férias referentes ao mês de fevereiro. Os funcionários denunciam que não houve qualquer comunicado oficial da empresa quanto a isso. Os contracheques disponibilizados virtualmente também tiveram o acesso retirado pela terceirizada.

Segundo o Sindipetro-RN, a Petrobras prometeu adiantar parte das faturas da empresa para que os pagamentos fossem efetuados ontem, 12. O sindicato diz que os trabalhadores só retornarão às atividades com os devidos salários depositados.

Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/mossoro-petroleiros-vao-a-justica-denunciar-atraso-nos-salarios-e-exigir-pagamento-19933

Comentários