Empresa Número de reclamações
Itaucard 73
Hipercard 51
Claro 43
Atacadão dos Eletros 39
CCE 39
Raimundo Nonato (Oficina Eletrônica) 39
LG 38
B2W (Americanas.com) 38
Cosern 36
Bom Preço 32
Os consumidores têm buscado cada vez mais os seus direitos, segundo a
coordenadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)
municipal, Catarina Alves. Tanto é que o número de reclamações feitas ao
órgão vem aumentando nos últimos anos. Em 2011, o Procon municipal
recebeu 1.846 reclamações. Já em 2012, esse número subiu para 2.516, o
que representa um aumento em torno de 35%.
“Nós avaliamos que o
crescimento do número de reclamações se deve a uma maior quantidade de
informações que as pessoas recebem. Dessa forma, elas tomam conhecimento
dos seus direitos e vão em busca deles. As empresas mais reclamadas são
as de cartões de crédito e telefonia celular. Já as principais
reclamações dizem respeito a produtos e serviços como ineficiência,
cobrança abusiva, quebra de contrato, garantia de produtos, entre
outras”, afirma a coordenadora.
Com relação à legislação, Catarina
Alves elogia o Código de Defesa do Consumidor. “O nosso Código é
bastante abrangente e praticamente não tem brechas. No entanto, o
Governo Federal está lançando umas mudanças para dar mais agilidade na
garantia dos direitos do consumidor”, afirma a coordenadora do Procon
municipal.
O Procon trabalha com a conciliação entre reclamantes e
empresas. Segundo Catarina Alves, o nível de conciliação na cidade chega
a 70%. “É mais interessante para as empresas que a reclamação seja
resolvida no Procon para se evitar chegar à esfera judicial. Até porque,
nós não trabalhamos com indenizações, diferente do Juizado Especial.
Dessa forma, as empresas estão se mostrando mais interessadas na
conciliação no órgão”, destaca.
Caso a reclamação não seja resolvida
na audiência de conciliação, o caso é remetido para o Juizado Especial
do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN). “Quando uma
reclamação é oficializada, nós notificamos as partes e uma audiência de
conciliação é marcada para um prazo de até 30 dias. Quando as partes não
chegam a um acordo, o caso é repassado para o Juizado”, explica
Catarina Alves.
Fonte: http://www.omossoroense.com.br/index.php/cotidiano/47863-aumenta-o-numero-de-reclamacoes-dos-consumidores-no-procon-municipal
Comentários
Postar um comentário