Empresas mais reclamadas no Procon municipal no ano de 2012

Empresa             Número de reclamações

Itaucard                                                73

Hipercard                                               51

Claro                                                      43

Atacadão dos Eletros                               39

CCE                                                       39

Raimundo Nonato (Oficina Eletrônica)       39

LG                                                          38

B2W (Americanas.com)                            38

Cosern                                                    36

Bom Preço                                               32

Os consumidores têm buscado cada vez mais os seus direitos, segundo a coordenadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) municipal, Catarina Alves. Tanto é que o número de reclamações feitas ao órgão vem aumentando nos últimos anos. Em 2011, o Procon municipal recebeu 1.846 reclamações. Já em 2012, esse número subiu para 2.516, o que representa um aumento em torno de 35%.
 
“Nós avaliamos que o crescimento do número de reclamações se deve a uma maior quantidade de informações que as pessoas recebem. Dessa forma, elas tomam conhecimento dos seus direitos e vão em busca deles. As empresas mais reclamadas são as de cartões de crédito e telefonia celular. Já as principais reclamações dizem respeito a produtos e serviços como ineficiência, cobrança abusiva, quebra de contrato, garantia de produtos, entre outras”, afirma a coordenadora.
 
Com relação à legislação, Catarina Alves elogia o Código de Defesa do Consumidor. “O nosso Código é bastante abrangente e praticamente não tem brechas. No entanto, o Governo Federal está lançando umas mudanças para dar mais agilidade na garantia dos direitos do consumidor”, afirma a coordenadora do Procon municipal.
 
O Procon trabalha com a conciliação entre reclamantes e empresas. Segundo Catarina Alves, o nível de conciliação na cidade chega a 70%. “É mais interessante para as empresas que a reclamação seja resolvida no Procon para se evitar chegar à esfera judicial. Até porque, nós não trabalhamos com indenizações, diferente do Juizado Especial. Dessa forma, as empresas estão se mostrando mais interessadas na conciliação no órgão”, destaca.
 
Caso a reclamação não seja resolvida na audiência de conciliação, o caso é remetido para o Juizado Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN). “Quando uma reclamação é oficializada, nós notificamos as partes e uma audiência de conciliação é marcada para um prazo de até 30 dias. Quando as partes não chegam a um acordo, o caso é repassado para o Juizado”, explica Catarina Alves.
 
Fonte: http://www.omossoroense.com.br/index.php/cotidiano/47863-aumenta-o-numero-de-reclamacoes-dos-consumidores-no-procon-municipal

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