SUS MEDIADO - Programa será implantado em Mossoró no mês de setembro

O Programa SUS Mediado, criado em fevereiro deste ano, vem mostrando resultados positivos no atendimento aos usuários que procuram a justiça em relação as demandas que envolvem o fornecimento de medicamentos e a realização de alguns procedimentos.

No próximo dia 10 de setembro, o programa ganhará mais uma sede. Desta a vez, a cidade de Mossoró que vai ganhar o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública, a Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública do Rio Grande do Norte e da União.

Para a Defensora Geral do Estado, Jeanne Karenina, o SUS Mediado vem trazendo agilidade nos processos, evitando que muitas demandas da Saúde sejam judicializadas.
"O programa otimiza a prestação dos serviços de saúde, diminuindo o trâmite do processo judicial e resolvendo as demandas", disse a Defensora.

A parceria foi criada com o objetivo de minimizar a burocracia nas demandas da saúde com a criação de mecanismos extrajudiciais para o atendimento mais rápido e eficiente, de forma a beneficiar a população que, em casos de urgência e emergência, não pode esperar.

Em Natal, os profissionais da Saúde fazem o atendimento aos usuários que procuram a Justiça para resolver demandas da Saúde, em especial as que envolvem fornecimento de medicamentos e realização de exames, cirurgias e outros procedimentos médicos. O atendimento acontece na Defensoria Pública do Estado sempre às quartas feiras.

A Procuradora de Saúde do Estado, Adriana Torquato, ressalta que mesmo com as dificuldades que o Sistema Único de Saúde passa em relação ao financiamento e aos novos procedimentos que ainda não estão dentro da política do SUS, por exemplo, mesmo assim, o programa vem cumprindo seu papel.

"O SUS mediado dá a resposta ao usuário e evita bloqueios e multas para os gestores", falou a procuradora.

Em Mossoró, o programa já inicia com um diferencial, a participação do Município no termo de cooperação, diferente do que aconteceu em Natal, que somente as demandas do Estado estão incluídas.

"O processo só tem a melhorar a saúde e facilitar a divisão das competências entre Estado, Município e Governo Federal, com isso bem especificado as demandas serão resolvidas mais rapidamente e sem sobrecarregar nenhuma entidade", disse Jeanne Karenina.

Fonte: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_mossoro-74511

Comentários