Construtoras estão no topo da lista de reclamações no Procon do RN


Fazendo um balanço das reclamações registradas  no Procon estadual, duas construtoras estão no topo da lista:  Ancona e a MRV. Juntas, de acordo com levantamento apresentando pelo diretor do órgão, Araken Farias, ao G1, elas somam 328 queixas. A maioria dos consumidores protesta contra o atraso na entrega de obras e cobranças indevidas.

Muito modesta, a MRV disse ao portal que considera o índice de reclamação pequeno comparado ao número de unidades construídas no Rio Grande do Norte. E informou ainda que a equipe de relacionamento com clientes já criou um núcleo de atendimento exclusivo para tratar dos casos que chegam ao Procon. “O objetivo é buscar a conciliação com os clientes”, comunicou a assessoria.

Esmiuçando os números, A Ancona Engenharia e Participações S/A aparece em primeiro lugar na lista. São 166 reclamações. Em seguida está a MRV Engenharia Ltda, com 162. Os números são do levantamento realizado pelo advogado Araken Farias, diretor do órgão, e mostram dados referentes ao período de 2 de janeiro a 23 de julho deste ano.

As duas empresas chegaram a ter as atividades suspensas no Rio Grande do Norte, mas conseguiram retomar as comercializações de unidades depois de liminares.

Oi e Tim lideram nos últimos 10 anos

Depois das construtora, as operadoras de telefonia Oi e tim são os principais alvos dos clientes insatisfeitos. No primeiro semestre de 2012,tiveram 97 e 50 queixas respectivamente.

Mas este primeiro semestre foi uma exceção, de acordo com o diretor do Procon, Araken Farias.  Consta nos relatórios elaborados por ele que as duas empresas são líderes absolutas de queixas no RN desde 2001. Nos últimos dez anos, 2.473 consumidores acionaram o órgão de defesa do consumidor contra a Oi e 2.142 reclamaram dos serviços prestados pela Tim.

Com informações do G1


Comentários