Condutores devem manter atenção para prazo de substituição das placas

Higo Lima - Da Redação

Os condutores devem ficar atentos porque o prazo determinado por lei para que as placas de identificação dos carros e motocicletas comecem a ser substituídas começa no próximo dia 1º de abril. Por uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o prazo foi adiado do dia 1º de janeiro, como havia sido publicado anteriormente.

Duas mudanças são fundamentais pelas novas determinações. A primeira é a substituição obrigatória de todas as placas comuns pelas placas refletivas para os transportes que forem receber o primeiro emplacamento a partir de abril e ainda a mudança nas dimensões para os emplacamentos de motocicletas.

A decisão pelas refletivas é para facilitar a leitura dos radares. De acordo com Marcelo Galvão, coordenador de registro de veículos, a mudança é para facilitar a leitura dos radares espalhados nas avenidas para controlar o fluxo de velocidade. O mesmo argumento é utilizado para a ampliação das placas de motos. Agora, elas passam a medir 17 por 20 centímetros e também recebem o revestimento com reflexo à luz.

"É uma mudança por mais segurança. Com essa placa que ainda está em circulação, muitas vezes a luz dos radares não consegue ler com muita nitidez. Em contrapartida, com esse revestimento, a placa fica mais evidente com a luz", explica o coordenador.

Deverão trocar as placas todos os condutores que foram realizar o primeiro emplacamento, ou ainda mudar o equipamento, e ainda aqueles que irão mudar o endereço de cidade do veículo. "A expectativa é que aos poucos toda a frota veicular já esteja com a nova placa para facilitar a fiscalização", alerta.

No Rio Grande do Norte, são emplacados em média 8 mil veículos. Um número considerado elevado pela coordenação responsável pelo procedimento junto ao órgão. Já a mudança de endereçamento atinge quase 5 mil procedimentos por mês.

As placas refletivas só são confeccionadas por fabricantes autorizados pelo Detran, o que chega a quase 20 empreendimentos.

Condutores reclamam dos altos preços

O condutor deve se preparar para pagar mais caro pela nova placa. Em Mossoró, encontramos fabricantes que cobram até R$ 110 pelo novo equipamento. O senhor Valmir Jean Pedrosa trabalha há 14 anos no ramo e diz que o preço da placa comum, em média, custa R$ 40,00.

No entanto, os que já começaram a ir ao seu ateliê buscando a película refletiva vão desembolsar 100 reais para o emplacamento de um carro, valor que tem incomodado o consumidor.

De acordo com Detran, por meio de Marcelo Galvão, o órgão não é responsável por fiscalizar o preço cobrado pelos fabricantes, "apenas credenciamos os estabelecimentos que poderão fabricar a placa", alega.

O senhor Valmir faz em média oito placas por dia e alega que o emplacamento com o revestimento novo já vinha sendo bastante procurado porque "essa determinação já havia sido anunciada pelo Detran e muitos sabiam que iam ser obrigatório depois, por isso, já estavam se antecipando e colocando logo a nova placa".

Fonte: Jornal De Fato, 07/02/2012.

Comentários