APOSENTADORIA NÃO É PRÊMIO

Parece-me que a maioria acha que a aposentadoria é um prêmio pelo “trabalho e esforço” feito em favor da Nação. Ledo engano. A aposentadoria é um negócio. Mesmo a aposentadoria pública para o setor privado é um negócio.

O objetivo é proporcionar uma proteção social para os idosos de maneira que possam, quando impossibilitados para o trabalho, continuar a viver sem se tornarem miseráveis. Os miseráveis perturbam e prejudicam a sociedade dos bem sucedidos.

Os governos então impõem uma poupança forçada. No Brasil é de cerca de 30% sobre os salários pagos até um limite. Chamado de limite de contribuição. Os associados ao sistema contribuem com a média de 10% sobre os seus salários e os seus empregadores com 20%%. Por força da demagogia e da prepotência do governo brasileiro a contribuição do empregador não respeita o salário de contribuição. Vai além.

Para simplificar o entendimento, apresento o quadro abaixo com duas alternativas. Uma o associado poderia se aposentar com 55 anos de idade após ter feito 420 contribuições. Outra seria de se aposentar aos 60 anos com 480 contribuições, correspondentes há quarenta anos.

Aposentadoria
55 anos
60 anos

Contribuições
420
480

Poupança
126
144

Fruição
10,5
12

O tempo de fruição seria o período em anos no qual o associado “consumiria” a poupança feita em conjunto com o seu empregador.

O demonstrativo considera que a contribuição do associado seja linear. Isto é, receberia o mesmo salário durante todo o período. Na vida real tal não acontece, mas as contas poderão ser perfeitamente feitas para apurar a poupança realizada. Não é esse o objetivo do meu comentário.

O objetivo é demonstrar o quanto se está errado na discussão do tema. Mais confuso fica quando se inclui a política de proteção social para os que não contribuem ou que contribuem parcialmente.

Fica o alerta para os mais inteligentes.

Fonte: Hélio Mazzolli – Email mazzolli@terra.com.br. Economista - administrador de empresas - contabilista, Conselheiro de Administração em Governança Corporativa (independente), Avaliação de Empresas e Negócios baseada em Valor Integrante do Rotary Club de Criciúma, Ex Superintendente Regional da Receita Federal 9a Região, Cart 110561.

Comentários