Procon fará fiscalização nos postos de combustível amanhã

O aumento no preço do combustível tem deixado muitos consumidores irritados, o preço que já era considerado alto de R$ 2,77 subiu em dez centavos na semana passada e provocou a revolta dos consumidores. Na maioria dos postos de combustível da cidade, o valor encontrado é de R$ 2,88.

Segundo Ana Ximenes, promotora da Defesa do Consumidor, o aumento no preço do combustível não é algo fora do normal como muitas pessoas estão dizendo. Para ela, o acréscimo de dez centavos no preço se deve ao aumento de 2% na taxa cobrada pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e a crise no mercado da cana-de-açúcar.

"Até o momento não percebi um preço tão alto como muitos estão comentando, claro todo aumento é ruim para o consumidor, mas tem que levar em consideração que eles - proprietários de postos - também estão pagando mais caro para obter o combustível. Pelo que sei, eles só estão repassando o aumento nos gastos e mantendo o lucro que vinham tendo e isso não é irregular".

Para verificar se o aumento foi ou não regular, Rafaela Ferreira, coordenadora do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON), avisa que provavelmente na segunda-feira, 11, irá se reunir com o Ministério Público para fiscalizar os postos de combustível e verificar os motivos que levaram ao aumento no preço. "Vamos olhar o valor das planilhas e ver se o aumento é condizente com o preço que os proprietários dos postos estão pagando a mais de impostos. Se houver alguma irregularidade nas planilhas, comprovação de cartel ou valor abusivo, os postos serão notificados na mesma hora", garante Rafaela Ferreira.

Fonte: Gazeta do Oeste, 10/04/2011.

Comentários