Lojas de eletro entre as mais reclamadas


As empresas que vendem eletro-eletrônicos e a empresas de telefonia lideram as reclamações junto ao Programa Municipal de Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON) em Mossoró. Os dados divulgados ontem pelo órgão e referentes a 2010 mostram que das dez empresas líderes de reclamações de consumidores nove são de telefonia ou eletro-eletrônicos.

Na lista negra do Procon Municipal, aparecem em primeiro lugar as Lojas Rabelo, com 179 reclamações, em segundo surge a empresa telefonia OI, com 98 reclamações, e em terceiro a Laser Eletro, com 96 reclamações, fechando o pódio da insatisfação. Nas outras sete colocações, outras lojas de eletro e de telefonia se revezam na lista (veja box com lista completa na matéria), exceção do oitavo lugar, que ficou com o Banco do Brasil, que obteve 56 reclamações.

A publicitária Maria Izabel Dias foi uma das vítimas de uma compra sem sucesso de um aparelho celular e como tantos também foi infeliz quando procurou uma solução para seu problema. Izabel conta que comprou um aparelho que apresentou defeito assim que começou a usar. "Logo que o comprei, o aparelho começou a apresentar problemas no recebimento de ligações e na bateria, levei na loja e eles disseram que eu deveria acionar a garantia, fiz isso e recebi a informação de que nada poderia ser feito, pois a garantia não cobria o defeito, mas o telefone era novo", diz a publicitária que, apesar de decidida a procurar o Procon, fez a opção inversa e seguiu o caminho que muitos consumidores seguem, não procurar valer seus direitos. "Imaginei que seria muita burocracia, já tinha sido estressante com a loja e com a assistência técnica e acabei desistindo", diz ela.

Para a coordenadora do Procon de Mossoró, Rafaela Ferreira, são muitos os consumidores que tomam a mesma atitude que a da publicitária Maria Izabel. Rafaela explica que é da cultura do brasileiro "não querer argumentar e com isso não se consegue efetivar seus direitos". Para ela, é necessária uma mudança de consciência. "Tivemos um aumento de reclamações de 20% de 2008 para 2009. Mesmo com esse aumento, consideramos pouco para o que sabemos o que acontece numa cidade como Mossoró", explica. No que diz respeito às campeãs locais de reclamação, Rafaela diz que as lojas de eletro-eletrônico sempre estão no topo, porque em uma relação de consumo "a responsabilidade do produto comprado também é da loja, do fabricante e da assistência e todos devem satisfação ao consumidor".

NACIONAL
Entre as reclamações locais que refletem a visão nacional, está a operadora OI. A empresa de telefonia fixa e móvel presente em todo Brasil, lidera as reclamações em todo país. As outras operadoras de telefonia também surgem como grande alvo dos reclamantes. "Temos que nos informar. Saber aonde esta se comprando o produto, a marca e sua fabricação são imprescindíveis. É preciso valer nossa legislação que é uma das melhores", finaliza a coordenadora do Procon.

Paulo Sérgio Freire
Da Redação

Fonte: www.defato.com

Comentários

  1. Anônimo15/4/10

    comprei um sofá a vista quando vieram deixa estava rasgado então liguei pra la depois de muitas ligações vieram trocar quando eu cheguei em casa pq eu estava trabalhando que vi o sofa estava tb rasgado ja liguei varias vezes pra la ñ me atendem e ai o que fazer

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