O setor
de planos de saúde foi o campeão de reclamações de consumidores ao Idec
(Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) no ano passado. Segundo
levantamento divulgado nesta segunda-feira (12), as queixas relacionados a
operadoras de saúde somaram 23,4% do total em 2017.
Com esse
número, o setor encabeça o ranking de reclamações pelo terceiro ano seguido,
após ser alvo de 28,06% das queixas em 2016 e de 32,7% em 2015.
Segundo o
Idec, a maior parte das reclamações dos consumidores são relativas a aumentos
supostamente abusivos dos planos, especialmente os empresariais e coletivos.
Além disso, têm incomodado os usuários as negativas de cobertura e a falta de
informações sobre os planos.
O Idec
recebeu em 2017 um total de 3.800 chamados com reclamações e dúvidas.
Produtos, bancos e telecomunicações
Em
segundo lugar no ranking das reclamações ficaram as queixas relativas à compra
de produtos, com 17,8%. A maior parte das reclamações foi relativa a defeitos e
ao descumprimento de ofertas anunciadas.
O setor
ultrapassou o ramo dos serviços financeiros, no qual se encontram os bancos,
por exemplo, que ficou em terceiro no levantamento deste ano, com 16,7%. O ramo
tinha ocupado a vice-liderança das queixas nos dois anos anteriores. A maior
parte das queixas se relacionava a problemas com cartão de crédito, conta
corrente e crédito pessoal.
Os serviços de telecomunicações, incluindo
telefonia móvel e fixa e TV por assinatura, ficaram como o quarto lugar entre
os mais questionados nos contatos com o Idec. Do total, 15,8% das ligações
foram motivadas pela relação com essas empresas. A TV por assinatura é a maior
fonte de reclamações, seguida pelos problemas com telefonia e internet.
Fonte: UOL
O setor de planos de
saúde foi o campeão de reclamações de consumidores ao Idec (Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor) no ano passado. Segundo levantamento
divulgado nesta segunda-feira (12), as queixas relacionados a oper... -
Veja mais em
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/03/12/planos-de-saude-lideram-ranking-de-reclamacao-pelo-3-ano-seguido-diz-idec.htm?cmpid=copiaecola
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Brasileiro de Defesa do Consumidor) no ano passado. Segundo levantamento
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saúde foi o campeão de reclamações de consumidores ao Idec (Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor) no ano passado. Segundo levantamento
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