Telecomunicações, Claro, Global Village Telecom, OI Móvel, Sky Serviços
de Banda Larga, Telefônica Brasil, Telemar Norte Leste, TIM Celular,
Sercomtel e Oi S.A.
Em entrevista ao “Estadão”, a Oi informou que “atualmente não pratica redução de velocidade ou interrupção da navegação após o fim da franquia”, apesar de a cláusula já estar incluída no contrato. A Vivo afirmou que o modelo novo valerá somente para novos contratos a partir de 2017. Já a Net, que terá mudanças em seu contrato, não se pronunciou. A TIM é a única que já declarou publicamente não ter intenção de alterar seu modelo.
Para a Anatel, as operadoras só poderão adotar as mudanças, apesar de estarem nos contatos de adesão do plano, caso sejam cumpridas algumas condições. As empresas terão que colocar à disposição do consumidor ferramentas que permitam medir e analisar seu consumo e alertar sobre a proximidade do esgotamento da franquia.
Não obstante, as companhias terão que dar instruções aos seus funcionários para que informem previamente os consumidores sobre estes termos e condições antes de contratarem o serviço. Somente depois de adotar estas práticas as operadoras serão liberadas pela Anatel a alterar seu sistema de cobrança.
Entidades de defesa ao consumidor já lançaram na internet diversos despachos contra as mudanças, assim como petições para coletar assinaturas.
Foto: Thinkstock
Em entrevista ao “Estadão”, a Oi informou que “atualmente não pratica redução de velocidade ou interrupção da navegação após o fim da franquia”, apesar de a cláusula já estar incluída no contrato. A Vivo afirmou que o modelo novo valerá somente para novos contratos a partir de 2017. Já a Net, que terá mudanças em seu contrato, não se pronunciou. A TIM é a única que já declarou publicamente não ter intenção de alterar seu modelo.
Para a Anatel, as operadoras só poderão adotar as mudanças, apesar de estarem nos contatos de adesão do plano, caso sejam cumpridas algumas condições. As empresas terão que colocar à disposição do consumidor ferramentas que permitam medir e analisar seu consumo e alertar sobre a proximidade do esgotamento da franquia.
Não obstante, as companhias terão que dar instruções aos seus funcionários para que informem previamente os consumidores sobre estes termos e condições antes de contratarem o serviço. Somente depois de adotar estas práticas as operadoras serão liberadas pela Anatel a alterar seu sistema de cobrança.
Entidades de defesa ao consumidor já lançaram na internet diversos despachos contra as mudanças, assim como petições para coletar assinaturas.
Foto: Thinkstock
Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/anatel-pro%C3%ADbe-operadoras-de-alterarem-sistema-de-153747879.html
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