Os bancos com mais reclamações em dezembro, segundo o BC


São Paulo - Em dezembro, o HSBC foi novamente o banco grande - com mais de um milhão de clientes - com maior índice de reclamações no ranking mensal das instituições financeiras mais reclamadas do Banco Central (BC).
 
O Societe Generale liderou as queixas entre os bancos médios - com menos de um milhão de clientes -, assim como em novembro.

Dentre os grandes, o Santander se manteve na segunda posição, o Banco do Brasil permaneceu na terceira e a Caixa continua no quinto lugar. E o Itaú, que no mês passado era o quarto banco mais reclamado, foi substituído pelo Banrisul e não aparece mais nas cinco primeiras posições da lista

Entre os bancos médios, o BNP Paribas, que estava na quinta posição em novembro, passou para a segunda; o Bonsucesso passou do segundo lugar para o terceiro; o BMG, que era o terceiro mais reclamado em novembro, agora ocupa a quarta posição; e o Panamericano caiu do quarto para o quinto lugar.
 
Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, o ranking considera apenas as reclamações procedentes.

Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.

Veja a seguir os resultados do ranking de dezembro:
Bancos grandes - mais de um milhão de clientes
Em dezembro foram registradas 1.670 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 339 queixas a menos do que em novembro. As principais queixas foram sobre a prestação de serviços relacionados à prestação do serviço de conta-salário de forma inadequada e a realização de débitos em conta sem autorização do cliente. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes.

1º Lugar: HSBC**
Reclamações procedentes 127
Número de clientes 5.885.959
Índice* 2,15
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado HSBC, que inclui HSBC Finance Brasil Banco Múltiplo e HSBC Bank Brasil Banco Múltiplo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): prestação de serviço de conta-salário de forma irregular; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e problemas no encerramento de conta.
  
2º Lugar: Santander
Reclamações procedentes 402
Número de clientes 23.166.135
Índice* 1,73
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; prestação do serviço de conta-salário de forma irregular; e cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados.
 
3º lugar: Banco do Brasil**
Reclamações procedentes 463
Número de clientes 35.337.377
Índice* 1,31
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado Banco do Brasil, que inclui, além do BB, o BB Banco de Investimento.
 
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos não autorizados; cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; e prestação de serviço de conta-salário de forma irregular.
 
4º lugar: Banrisul
Reclamações procedentes 30
Número de clientes 2,323.938
Índice* 1,29
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): prestação de serviço de conta-salário de forma irregular; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e concessão de crédito consignado sem documentação adequada. 

5º lugar: Caixa
Reclamações procedentes 648
Número de clientes 55.060.989
Índice* 1,17
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados; realização de débitos em conta não autorizados; e descumprimento do prazo estipulado para responder dúvidas dos clientes.
Bancos médios - menos de um milhão de clientes
Em dezembro, os bancos médios receberam 180 reclamações, 114 reclamações a menos do que em novembro. Os bancos médios costumam atuar principalmente no fornecimento de crédito a pequenas e médias empresas, na concessão de crédito consignado e em financiamentos de carros.

As principais reclamações sobre os bancos médios foram sobre o esclarecimento de dúvidas de forma incompleta ou incorreta e sobre problemas relacionados ao crédito consignado, como restrições na portabilidade e concessão de empréstimos sem documentação adequada. 
 
1º lugar: Conglomerado Societe Generale**
Reclamações procedentes 12
Número de clientes 93
Índice* 12.903,22
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado Societe Generale, que inclui os bancos Cacique e Pecúnia.
Principal reclamação: descumprimento do prazo estipulado para responder dúvidas dos clientes; e esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta.
 
2º lugar: BNP Paribas**
Reclamações procedentes 63
Número de clientes 1.930
Índice* 3,264,24
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado BNP Paribas, que inclui, além do BNP Paribas Brasil, o Banco BGN.
Principais reclamações (em ordem decrescente): esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; iregularidades relacionadas a boletos de pagamento; e descumprimento do prazo estipulado para responder dúvidas dos clientes.
 
3º lugar: Banco Bonsucesso
Reclamações procedentes 21
Número de clientes 1.849
Índice* 1.135,74
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): restrição à portabilidade do crédito consignado; problemas no cálculo do valor presente para liquidação antecipada do crédito consignado; e esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta.

4º lugar: BMG** 
Reclamações procedentes 67
Número de clientes 6.587
Índice* 1.017,15
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
**Trata-se do Conglomerado BMG, que inclui não só o Banco BMG, como também o Banco Cifra e o BCV Banco de Crédito e Varejo.
Principais reclamações (em ordem decrescente): concessão de crédito consignado sem documentação adequada; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e restrição à portabilidade do crédito consignado.
 
5º lugar: Banco Pan (Panamericano)
Reclamações procedentes 17
Número de clientes 2.953
Índice* 575,68
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Principais reclamações (em ordem decrescente): esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; concessão de crédito consignado sem documentação adequada; e descumprimento do prazo estipulado para responder dúvidas dos clientes.

Fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/os-bancos-mais-reclamados-em-dezembro-segundo-o-bc?page=1

Comentários