O crime de clonagens de cartões é uma das fraudes mais recorrentes em
Mossoró. Segundo informações do escrivão da Delegacia de Defraudações,
Eriberto Paixão, esse é o crime que mais se intensifica nos últimos dias
do ano.
O escrivão afirma que a chegada de festas de fim de ano faz com que o
comércio se agite e os bandidos também entre em ação. Já são pelo menos
15 denúncias envolvendo esse crime, após a chegada do mês de dezembro.
“Com a ida de muitas pessoas ao comércio, os criminosos também vão. A
ação de clonagem de cartões é muito recorrente nessa época do ano. É
preciso muita atenção, não dá o cartão para ninguém, pois eles estão
atuando nos lugares em que menos esperamos, em estabelecimentos que
consideramos seguros e agora atuam com uma máquina chupa-cabra que é
fácil de esconder na palma da mão”, declarou.
Uma das ocorrências é a de um crime de R$59.552,27, em que um
funcionário público da cidade teve o cartão clonado e aconteceram várias
compras em Mossoró, Rio de Janeiro e São Paulo, entre os dias 27 de
novembro e 04 de dezembro. “O número de compras e de lugares distintos
faz perceber claramente que se trata de uma quadrilha”.
Bandeiras não podem obrigar B.O.
Eriberto Paixão afirma que as empresas responsáveis pela emissão dos
cartões tratam o cliente de forma errônea. A obrigação de comprovar se o
cliente foi lesado é da bandeira, no entanto, elas, corriqueiramente,
condicionam as investigações ao registro de um Boletim de Ocorrência.
“Quando há a denúncia do cliente, é uma responsabilidade dela reaver os
danos sofridos. O consumidor é que decide se leva o caso para o estado
investigar”, declarou, ressaltando que há muitas queixas de mau
atendimento de clientes que foram lesados. “Eu fico indignado com os
relatos das pessoas que vem prestar queixas, cabe um processo até mesmo
para os cartões. As empresas parecem escolher quais clientes vão logo
ter seus casos resolvidos, se é alguém que consome bastante, elas logo
se responsabilizam por tudo, mas quando não é, a situação é mais
complicada. Há casos de que as empresas deixam entender que estão
desconfiando de que o cliente está sacando o próprio dinheiro, para
receber novamente. Ela que tem que provar isso e tratar bem o cliente,
presumindo sempre a inocência de todos”.
Fonte: http://www.defato.com/noticias/29059/policia-civil-alerta-a-populacao-sobre-clonagem-de-cartao-de-credito
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