Cuidados básicos na aquisição de um imóvel

Certamente comprar um imóvel não é tarefa fácil. São muitas opções e muitas variantes a serem observadas. Mas, com certeza, a aquisição da casa própria é o sonho de muitos brasileiros e, sabendo disso, iremos orientar neste artigo aqueles que desejam realizar este sonho, para que não se torne o seu pior pesadelo.

Com programas governamentais de incentivo ao financiamento de imóveis, como o Minha Casa Minha Vida, adquirir um imóvel ficou bem mais fácil. Ofertas não faltam. Empreendimentos novos são lançados todos os dias, com diversas faixas de preço, cabendo no bolso de cada classe social.

Mas, nem tudo são flores no mercado imobiliário. O número de fraudes, abusos e desrespeito ao consumidor cresce proporcionalmente ao mercado imobiliário no Brasil. Por isso, o interessado em adquirir um imóvel deve, antes de tudo, procurar auxílio de um advogado especialista na área, que lhe orientará a fim de que o sonho não se torne um pesadelo.


Ao adquirir um imóvel, a primeira coisa que se deve observar é a seriedade do empreendedor/construtora/vendedor, pois são comuns os casos de empresas/vendedores que não entregam o bem ou, quando entregam, entregam um produto de péssima qualidade. Para isso, sempre é bom consultar a construtora/vendedor junto ao Poder Judiciário, averiguando se existem ações de consumidores contra a empresa/vendedor. Além de uma consulta no Poder Judiciário é importante consultar outros clientes da empresa/vendedor sobre a pontualidade na entrega, a qualidade dos produtos utilizados na construção e se o imóvel foi entregue na conformidade das características do bem no contrato.


Além disso, é importante solicitar junto ao cartório de registro de imóveis a Certidão de Ônus Reais do Imóvel, documento este que vai atestar se o bem é alienado a terceiros, se é alvo de alguma penhora ou se existe algum impedimento legal a transferência do registro.


Por outro lado, superadas as fases de verificação da seriedade da empresa/vendedor e de supostos ônus ao imóvel, é importante analisar a área em que se encontra o imóvel, verificando se há escolas, hospitais e comércio nas proximidades, se a localidade é de fácil acesso e, além disso, se a noite há iluminação pública, bares, boates ou qualquer outro empreendimento que venha a perturbar o sossego daquele imóvel.


Verifique também se há regularidade no fornecimento de água e energia, se há recolhimento regular de lixo, saneamento básico e outros características que venham a tornar difícil a vida na localidade do imóvel.


Finalmente, tendo esses cuidados, o risco de problemas na aquisição do imóvel será diminuído consideravelmente e o sonho da aquisição do imóvel não se tornará pesadelo.


Boa compra!

Fonte: http://blog.micaelmelo.com.br/

Comentários