O banco Santander lidera o ranking de reclamações registradas no Banco
Central em março. O Santander foi, entre os maiores bancos do país,
aquele que teve o maior número de queixas na comparação com o número de
clientes.
O ranking considera instituições com mais de um milhão de clientes.
Segundo os dados do Banco Central, o Santander tem 23.096.498 clientes
no país. Em março, 734 queixas registradas contra o banco foram
consideradas procedentes.
Para chegar ao índice que define o ranking, o BC divide o número de
reclamações pelo número de clientes e multiplica por 100 mil. O índice
do banco ficou, assim, em 3,17.
O Santander diz, em nota, que vem promovendo ações para melhorar o atendimento prestado aos consumidores.
Os bancos que aparecem nas posições seguintes são Banco do Brasil (índice 1,51), Banrisul (0,99), Itaú (0,98) e HSBC (0,71).
Entre os cinco primeiros colocados, o Banrisul é o que tem a menor
quantidade de clientes (2.304.491, segundo o BC). Ainda assim, a
instituição aparece na terceira posição, porque recebeu 23 queixas.
Reclamações crescem 57% no primeiro trimestre
De maneira geral, as reclamações contra bancos registradas no Banco
Central cresceram 57% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com
o mesmo período de 2012. No total, foram 5.688 queixas, ante 3.619 do
mesmo período do ano passado.
Os números se referem a reclamações que foram consideradas procedentes
porque houve descumprimento de normas do próprio BC ou do Conselho
Monetário Nacional (CMN).
Em março deste ano, também houve alta nas queixas com relação a
fevereiro. Nesse caso, o aumento foi de 33%. Foram 2.356 reclamações em
março, enquanto, em fevereiro, foram 1.777.
Na comparação com março de 2012, o crescimento do número de reclamações
em março deste ano foi ainda maior, de 77%. O número passou de 1.328
para 2.356.
Bancos dizem que estão aprimorando serviços
Em nota, o Santander diz que "a satisfação e a preferência do cliente
são prioridades absolutas". O banco diz que está revendo seus processos,
ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis.
"O Santander reafirma seu comprometimento com o cliente e por isso
continuará investindo intensamente no sentido de melhorar a satisfação
dos consumidores", afirma a nota.
Também por meio de nota, o Banco do Brasil diz que todas as reclamações
feitas contra o banco no Banco Central foram solucionadas.
"Além das soluções às situações apresentadas, as demandas procedentes
ou improcedentes são insumos para a constante melhoria de produtos,
serviços, processos e canais e vão ao encontro das diretrizes traçadas
pela alta direção do Banco do Brasil na busca constante do atendimento
excelência", diz a nota.
O Itaú diz que todas as reclamações são tratadas com atenção, visando a solução consensual junto ao consumidor.
"A posição do Itaú Unibanco no ranking demonstra que devemos continuar
investindo nossos esforços para que o cliente possa solucionar, cada vez
mais, suas demandas junto à própria instituição. Sabemos que o processo
de aperfeiçoamento é contínuo e nossas ações de melhoria continuarão
intensamente", diz a nota.
O HSBC informa, por meio da assessoria de imprensa, que sempre avalia
os registros nos canais do banco, como SAC e ouvidoria, e usa esses
levantamentos para aprimorar o atendimento aos consumidores.
O UOL não conseguiu contato com o Banrisul até a publicação desta reportagem.
Fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/16/santander-lidera-ranking-de-reclamacoes-contra-bancos.htm
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