Trabalhadores e Justiça do Trabalho

Os trabalhadores brasileiros, por meio da democracia, mudaram sua história e a própria história do Brasil. De uma classe dominada passaram a ser a classe que domina. Só nos últimos 10 anos, elegeram Presidentes da República, nomearam os mais importantes Ministros de Estado e, ainda definiram a atual composição dos Tribunais Superiores Brasileiros.

Coube ao líder Sindical Lula e agora a sua sucessora Dilma, definir e nomear 90% dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Além disto, o Partido dos Trabalhadores (PT), também elegeu governadores, prefeitos e a maioria dos senadores, deputados federais e estaduais da nação brasileira. Não por outra razão, que o PT é considerado o partido mais rico e organizado do Brasil.

Este poder se consolidou de maneira tão excepcional que as lideranças trabalhistas escolhem, nomeiam ou demitem os presidentes das mais poderosas e ricas empresas do país.

Mandam na Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Grupo Ipiranga, BNDES, BNDESPAR, Vale, Embraer, Oi, Brasil Telecom, nas Agências Reguladoras, no CADE.

Controlam bilhões de dólares dos 34 maiores Fundos de Previdência Privados da América Latina, entre eles, Petros, Previ e Funcef. Direta ou indiretamente, as lideranças trabalhistas estão por traz das decisões dos bilhões de reais que são distribuídos e investidos por meio do FGTS, BNDES, Banco do Brasil, a Caixa é Nossa e Caixa Econômica Federal ou aplicados no mercado de câmbio, futuros e Bolsas de Valores do Brasil e até nos EUA.

Estão, inclusive, acima das leis, pois escolhem até os dirigentes dos órgãos que devem fiscalizar as atividades e negócios que acabam por coordenar. Afinal escolhem os diretores e presidentes da CVM, Banco Central, TCU e das Agências Reguladoras, além do Cade.

O anacronismo é que os trabalhadores, em que pese vencedores, ainda insistem em fingir ser uma classe desassistida, levando o Poder Judiciário e a sociedade como um todo, a terem a falsa impressão que a vida dos trabalhadores não mudou.

As mudanças são tantas, que hoje é o empresário a classe mais desprotegida da nação brasileira. As Federações e Confederações das classes empresariais, de longe não possuem a representatividade e importância dos grandes Sindicatos e Confederações dos trabalhadores.

Mesmo assim, mantém-se a equivocada política de impor excessivos custos sociais contra quem gera emprego. Exemplo disto é o salário desemprego, benefício que ao invés de inibir, tem incentivado a rescisão do Contrato de Trabalho.

Muitos profissionais buscam o desemprego para poder receber a bolada que representa a indenização trabalhista composta de salário desemprego, aviso prévio, 13º salário proporcional, vale transporte, vale refeição, férias proporcionais e o saque do FGTS com multas de 40% e 10%.

Soma-se a isto o custo da "Indústria das Reclamatórias Trabalhistas". Muito trabalhadores ajuízam ações na Justiça do Trabalho, buscando danos morais, horas extras e outros benefícios articulados por meio de testemunhos "razoavelmente" instruídos. O risco é só do empregador.

Só a empresa tem obrigação de pagar pesadas custas, depósitos judiciais para recorrer, além de honorários advocatícios e de peritos. O trabalhador não paga nada. Sequer é processado criminalmente quando se comprova com documentos que o mesmo mentiu para obter ganhos indevidos.

Uma Reclamatória Trabalhista é um "prato cheio" para oportunistas. Sentenças trabalhistas premiam empregados com condenações imorais. Existem condenações de horas extras em que pressupõem-se que os trabalhadores sequer durmam ou comam, muito menos que possam ter tempo em se formar em escolas e faculdades.

A decisões da justiça do trabalho condenam, inclusive, a integração salarial quanto aos valores gastos em treinamento, alimentação, planos de saúde e até em uniformes. Basta pedir, que a "justiça"dá!

É necessário que esta realidade mude. Os trabalhadores devem criticar os excessos, sob pena de renegarem o "poder" que alcançaram. Aplicar a CLT em detrimento da realidade e das demais leis vigentes no Brasil é uma forma de locupletamento que enfraquecerá as conquistas obtidas por meio da democracia...Liberdade e luta sempre têm dois lados, é só evoluir para ver.

Fonte: Diário do Comércio, Industria e Serviços, por Édison Freitas de Siqueira, 26.05.2011

Comentários

  1. Anônimo28/5/11

    UMA DENUNCIA CONTRA BRASIL TELECOM CURITIBA PR

    Primeiro ha interferencia da empresa na vida privada da meninas que la trabalhao

    como sou prejudicado e minha esposa me deixou
    depois de ser aconselhada pela empresa...

    outros fatos

    http://denunciatrabalistabrasiltelecom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28/5/11

    MOÇÃO DE REPUDIO
    Digite este endereço e veja matéria completa:

    http://denunciatrabalistabrasiltelecom.blogspot.com/


    OS FUNCIONÁRIOS EM TELECOMUNICAÇÃO DA EMPRESA BRASIL TELECOM CALL CENTER CURITIBA PARANÁ , AS MULHERES CASADAS,TEM SUA VIDA PRIVADA PREJUDICADA, PELA EMPRESA PERMITIR NAMORAR NO AMBIENTE DE TRABALHO


    NO DIA 12 DE MAIO DE 2011, A MINHA MULHER FOI DEIXADA DENTRO DA EMPRESA BRASIL TELECOM EM CURITIBA - PR. PELA MANHA AS 07h00min NO PORTÃO DA EMPRESA E FOI BUSCADA NO HORÁRIO DAS 13:HS E 20 MIN. CHEGANDO EM CASA UMA HORA DEPOIS JUNTOS, APRESENTAVA SANGRAMENTO NA VAGINA, E FERIDAS E VIOLAÇÃO NAS PARTES INTIMAS, ELA NEGA OS FATOS PARA NÃO PERDER O EMPREGO ATE HOJE, PEDIDO EXPLICAÇÃO PARA EMPRESA NADA DISSE E NÃO SE MANIFESTA SOBRE A BAGUNÇA DAS MENINAS NAMORAREM SEUS COLEGAS E MANTER ROMANCE NO HORÁRIO DE TRABALHO.

    VOCÊ QUE É ESPOSO, MARIDO OU VIVE COMO SE CASADOS FOSSEM, DE ALGUMA MULHER QUE TRABALHA NA EMPRESA BRASIL TELECOM CURITIBA

    JÁ SOFREU ESTE TIPO DE VIOLÊNCIA? DENUNCIE E FAÇA SEUS COMENTÁRIOS, TUDO ESTA ENCAMINHADO AO MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário