Período
que seria uma chance para comprar produtos com grandes descontos pode
acabar sendo uma grande farsa em alguns casos. Confira nossas dicas e
saiba como fugir das armadilhas para não ser enganado.

Em vez de ser referência como oportunidade para comprar produtos mais baratos, a Black Friday brasileira - cuja próxima edição é no dia 24 de novembro - é também lembrada pelo grande número de fraudes por parte do comércio nas lojas físicas e virtuais, que se aproveitam do período para forjar descontos e enganar consumidores.
As promoções atraem, é verdade. Porém, se você não ficar atento, pode levar o produto pelo mesmo preço ou até mais caro em alguns casos.
Não se deixe enganar
É preciso ter cautela nas compras desta sexta-feira promocional.
Tanto para lojas físicas quanto virtuais, você não deve efetuar a compra
se perceber que os descontos são enganosos e tudo não passa de um artifício para vender mais. Vale pesquisar preços em outras lojas para
conferir se o produto desejado não está mais barato fora da promoção.
Aproveite e faça essa comparação nas lojas virtuais usando o plug-in Mais Barato PROTESTE.

Fique de olho nos preços
Mesmo que os preços sejam convidativos, é preciso se cercar de cuidados conferindo prazo de entrega, garantia de que há produto em estoque e verificar se a loja on-line não faz parte da lista do Procon de sites a serem evitados por terem lesado consumidores. Certifique-se de que a loja informa CNPJ, endereço e telefone, com canais de atendimento ao cliente.
Atenção com estoque e entrega de produtos
Confira o prazo de entrega. Caso seja muito longo, pode ser um indicador de que a empresa não tem o produto em estoque e
que provavelmente tentará obtê-lo junto a um fornecedor ou mesmo a um
importador. E não deixe de salvar ou imprimir a página de oferta e a
confirmação de compra para se documentar em caso de problemas futuros.

Denuncie irregularidades
Ao identificar práticas inadequadas não perca tempo em reclamar e buscar seus direitos. Entre em contato com a PROTESTE para
ter assistência e orientações sobre como proceder através dos
telefones: 0800-282-2204 (para telefones fixos) ou (21) 3906-3900 (para
celulares).
Os lojistas que enganarem os consumidores serão notificados pelo Procon e autuados, podendo pagar multa com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
As lojas virtuais são obrigadas por lei a oferecer a opção de devolução ou troca de produtos em até sete dias após a compra, mas esse procedimento pode ser burocrático e demorado. Por isso, antes de comprar, pesquise sobre o produto desejado para saber se ele oferece tudo o que você espera dele.

Cuidados para compras virtuais
A PROTESTE tem a Cartilha do Comércio Eletrônico,
com uma série de informações: legislação, direitos e deveres do
consumidor e do site, cuidados a serem observados e dicas úteis a
respeito das várias modalidades de compra virtual existentes hoje no
mercado.
Na compra on-line, fornecemos dados pessoais e sigilosos - como número do cartão de crédito e
endereço - para fechar o negócio. Por isso, é importante reforçar a
segurança do computador para evitar que essas informações sejam
capturadas indevidamente. Confira dicas importantes:
• Mantenha seu sistema operacional e programas atualizados.
• Utilize um antivírus e não se esqueça de também mantê-lo atualizado.
• Tenha cuidado com e-mails e sites falsos que direcionam para arquivos maliciosos.
• Evite fazer compras a partir de computadores públicos, por exemplo.
• Utilize um antivírus e não se esqueça de também mantê-lo atualizado.
• Tenha cuidado com e-mails e sites falsos que direcionam para arquivos maliciosos.
• Evite fazer compras a partir de computadores públicos, por exemplo.
Fonte: https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/como-evitar-problemas-com-as-compras-na-black-friday
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