Consultoria empresarial, um novo conceito da advocacia preventiva


O mundo mudou bastante, nas últimas décadas profissões surgiram, outras deixaram de existir. A tecnologia, informatização, globalização foram os grandes responsáveis por estas mudanças. As profissões mais antigas tiveram que se adaptar a este “novo mundo”, assim como seus profissionais. Uma das profissões mais antigas do mundo: o advogado, também vivenciou inúmeras mudanças aos longos dos séculos. O advogado, um dos profissionais que sempre esteve no topo da hierarquia cultural teve que se adaptar as novas imposições no mundo profissional. Uma dessas adaptação foi a colocação dos seus serviços na prevenção, denominado advocacia preventiva.

“Por força da competição acirrada no mundo dos negócios é imprescindível a atualização de ferramentas eficazes e avaliação de todas as áreas e processos de trabalho empresarial. Reduzir e, se possível, eliminar a possibilidade de erros e fraudes é muitas vezes sinônimo de sobrevivência empresarial. E é aí que entra a advocacia preventiva”, explica Dr. Ednilton Farias Meira, advogado há mais de 20 anos.

Ele comenta que aquele advogado plural que fazia de tudo, hoje praticamente já não existe. “Porque como dizem a pluralidade leva a superficialidade, então se vai ser plural você faz um milhão de coisas e vai acabar sendo superficial em tudo. E, com este pensamento, nosso escritório foi se especializando e hoje advogamos muito na área familiar e na área empresarial”.

Basta ver que os maiores sucessos empresariais possuem seu crescimento pautado em sólidas instruções jurídicas devidamente planejadas. “E isso só é possível através de uma consultoria jurídica empresarial que prime pela advocacia preventiva”, salienta Dr. Ednilton.

Com atuação na advocacia empresarial, o escritório Ednilton Farias Meira foi observando um fenômeno. “De alguns anos pra cá os tributos aumentaram, praticamente dobraram, as empresas estão tendo muitas dificuldades, tanto para obter capital de giro a custa dos juros muito elevado, como para manter o preço. O Brasil é um dos países que tem os juros mais elevados do mundo.  A tributação é na produção e no consumo, e isso faz com que os produtos brasileiros se tornem produtos muito caros. O Brasil tornou- se um país caro! E é aí onde entra a advocacia preventiva empresarial, no sentindo de diminuir possíveis perdas com ações trabalhistas, contratos mal formulados, entre outros”. 

Dr. Ednilton explica que a advocacia preventiva tem reflexo tanto no ato das famílias quanto no ato das empresas. “A advocacia preventiva visa evitar problemas, a consultoria jurídica visa antever o que vai acontecer, proporcionando ao empresário agir de outra maneira respaldado na lei, no bom senso, de modo a evitar muitos transtornos”, salienta. Esta consultoria vem ajudar ao empresário a otimizar os seus ganhos, ajudando ele a trabalhar de maneira que os pequenos ralos sejam evitados, que problemas futuros sejam antevistos, proporcionando que se trabalhe com um custo menor dando a ele condições de concorrer no mercado de trabalho.

“Hoje um procedimento mal tomado em uma empresa, pode custar um ano de trabalho da empresa. O empresário por exemplo ser guiado pela emoção hoje diante de um problema trabalhista, no trato com ex-funcionário, na maneira como ele vai proceder com esse funcionário dentro da empresa, pode leva ele a ter um prejuízo que dependendo do tamanho pode levar ele a quebrar”, avisa. Para o advogado, a consultoria jurídica empresarial é importante para todas as empresas. “Se o pequeno empresário contar com assessoria jurídica empresarial e legitimamente utilizar desses serviços, tem mais chances de crescer, pois tomará decisões mais acertadas e adotará os passos mais corretos para o crescimento da empresa, estará um passo a frente de seus concorrentes”.

Se comparar, esta consultoria funciona da mesma maneira que um contrato com um escritório de contabilidade, a um valor mensal, a empresa passa a ter à disposição advogados que a norteiam para o crescimento. “O contador e o advogado são dois profissionais que devem trabalhar juntos, por mais que um tenha conhecimento da esfera do outro jamais vai ter com a riqueza de quem atua exclusivamente com aquilo, então o escritório de advocacia hoje é tão importante quanto ao escritório de contabilidade para uma empresa”, comenta Dr. Ednilton acrescentando que a contabilidade tem que estar em sintonia com o departamento.

Então, a advocacia preventiva empresarial pode impedir o surgimento de demandas judiciais, evitando o desgaste das partes envolvidas, e mesmo as pesadas custas judiciais a que todos estão sujeitos. Mais do que isso pode evitar recorrer à Justiça que atualmente não é negócio para ninguém, muito menos para empresas, em razão de sua lentidão e incerteza do resultado. Ao longo dos anos, Dr. Ednilton preparou o escritório para a prestação deste serviço, com utilização da tecnologia, meios de comunicação e profissionais. “Hoje, contamos com todas as ferramentas tecnológicas disponíveis e temos uma equipe para dar todo o suporte necessário dentro da consultoria empresarial”, garante ele.

Fonte: http://www.hojemais.com.br/andradina/noticia/economia/consultoria-empresarial-um-novo-conceito-da-advocacia-preventiva

Comentários