São Paulo - O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acaba de lançar a edição de 2016 do Guia dos Bancos Responsáveis (GBR). O estudo, que avalia os desempenhos dos maiores bancos do país em relação às suas políticas de crédito e investimentos, incluiu neste ano o critério Direitos do Consumidor, que mostra o nível de compromisso dos bancos com os clientes.
A pesquisa
engloba os sete maiores bancos do Brasil (em número de ativos), que
juntos respondem por 80% dos depósitos e créditos do paísl. São
eles: Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal,
HSBC, Itaú e Santander.
Dentro do critério Direitos do Consumidor, a análise do GBR contempla os
seguintes tópicos: transparência sobre serviços, cobranças e riscos;
combate ao superendividamento; qualidade do serviço; tratamento não discriminatório e gestão das reclamações.
Veja a seguir a pontuação obtida por cada um dos bancos dentro do critério Direitos do Consumidor:
Banco | Nota |
---|---|
Banco do Brasil | 4,8 |
Itaú | 4,3 |
Caixa | 4,3 |
Santander | 3,8 |
Bradesco | 3,8 |
HSBC | 3,3 |
BTG Pactual | 3,3 |
Fonte: Idec
Conforme pode ser observado na tabela, todos os bancos tiraram notas
inferiores a cinco, sendo que a escala da pesquisa varia de zero a dez.
Na avaliação do Idec, esse resultado é muito ruim, sobretudo ao se
considerar que o Código de Defesa do Consumidor completará 25 anos em
2016. De acordo com a entidade, as regras de direito do consumidor já
deveriam estar amplamente institucionalizadas e refletidas nas políticas
expressas das instituições.
O Idec acrescenta ainda que os bancos poderiam contribuir para o
desenvolvimento do país e do sistema financeiro de forma geral se fossem
mais empenhados em reduzir os riscos relacionados à falta de informação
e desconfiança dos consumidores.
"É triste ver que em matéria de proteção e defesa do consumidor os
bancos não entenderam, ainda, que é tarefa deles também zelar por isso,
explicitando essa preocupação em políticas institucionais",
afirma Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec, na nota
divulgada sobre a pesquisa.
Outros resultados do estudo
Além do critério que avalia o desempenho dos bancos em relação aos
direitos dos consumidores, o GBR avaliou os seguintes temas: Direitos
Humanos; Direitos Trabalhistas; Impostos e Corrupção; Meio Ambiente;
Mudanças Climáticas; Alimentos; Armas; Florestas; Geração de Energia;
Mineração; Óleo e Gás; Setor Financeiro; Remuneração e Transparência e
Prestação de Contas.
De acordo com o Idec, o resultado geral obtido pelo GBR indica leve
amadurecimento da inclusão de aspectos socioambientais nas políticas de
investimento dos bancos.
No entanto, o estudo mostra que os bancos ainda patinam em temas
setoriais como Florestas, Mineração, Óleo e Gás, Transparência e
Prestação de Contas ou mesmo Geração de Energia (veja a pontuação
completa na tabela).
O Idec também destaca a baixa pontuação do banco BTG Pactual, cujo ex-presidente, André Esteves, foi preso no dia 25 de novembro.
"O péssimo desempenho do BTG Pactual em suas políticas é um indício de
que, para terem efetividade, as práticas dos bancos devem estar
ancoradas e devidamente institucionalizadas", diz a nota sobre a
pesquisa.
Metodologia
A análise das políticas dos bancos é realizada a partir dos documentos
públicos divulgados pelas próprias instituições (sites, relatórios
anuais, compromissos e tratados setoriais), nacionais e internacionais.
O Guia dos Bancos Responsáveis é uma iniciativa do Idec, com o apoio da
Oxfam Novib e suporte financeiro da Agência Sueca de Desenvolvimento
Internacional (SIDA).
A iniciativa faz parte da Fair Finance Guide International (FFGI),
projeto que consiste na avaliação de bancos a partir de uma metodologia
comum, aplicada a instituições financeiras de diferentes países. Atualmente, sete países integram o FFGI: Brasil, Indonésia, Japão, Suécia, Holanda, França e Bélgica.
Fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/os-melhores-e-piores-bancos-para-os-clientes
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