Telefonia celular e bancos são campeões de reclamações


Oi e Itaú lideraram ranking de queixas em 2012. PROTESTE cobra maior agilidade e comprometimento das empresas.

A PROTESTE Associação de Consumidores avalia que a manutenção dos serviços de telecomunicações na liderança das reclamações registradas pelo Sistema de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), reforça a falta de mecanismos para que as empresas respeitem os direitos dos consumidores e preste seus serviços com eficiência e eficácia.
 

A exemplo do levantamento, a Oi e o Itaú também foram campeãs de queixas registradas em na PROTESTE em 2012.
 

De acordo com o Sindec, apenas no que diz respeito à telefonia celular, foram registradas 172.119 reclamações (9,17% do total). Quanto aos bancos comerciais, foram 169.427 queixas (9,02% do total).
 

Quanto ao volume de queixas, a operadora Oi é a primeira da lista (120.374), seguida pela Claro Embratel (102.682). O banco Itaú ocupa o terceiro lugar (97.578), seguido pelo Bradesco (61.257) e em quinto lugar, a Vivo Telefônica (44.022).
 

A PROTESTE cobra comprometimento de todas as empresas (sobretudo a Oi e o Itaú) com o cliente e o cumprimento do Código de Defesa de Consumidor. E considera urgente a melhoria de qualidade no atendimento – em especial dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC), em observância às leis vigentes e também às normas da Anatel.
 

A PROTESTE enviou Ofício ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referente à Oi, pedindo providências.
 

As reclamações dizem respeito, sobretudo, a cobranças indevidas, não cumprimento dos serviços ofertados, má qualidade e dificuldades para cancelar o serviço.
 

Em 2012, o Sindec registrou o total de 2,3 milhões de reclamações. O número representa um aumento de 19,7% em relação ao 1,6 milhão registrados no ano anterior. O Sindec reúne informações dos Procons de 23 Estados e do Distrito Federal (DF).

Fonte: http://www.proteste.org.br/nt/nc/press-release/telefonia-celular-e-bancos-sao-campeoes-de-reclamacoes

Comentários