As reclamações não param. Os
consumidores são surpreendidos a todo o momento com negativas, aumentos
abusivos de mensalidades e demora na marcação de consultas, entre outros
assuntos. A situação do consumidor é muito difícil quando necessita dos
serviços do seu plano de saúde, muitas vezes, em momentos bastante
complicados.
O consumidor depara-se com a falta de respeito pela vida e por sua dignidade.
O maior desrespeito que existe é na não
resposta. Assim, o consumidor que aguarda ansiosamente pela liberação do
seu tratamento de saúde, algumas vezes, tem que aguardar por dias uma
comunicação do seu plano de saúde, quando é fornecida.
As principais queixas dos consumidores em relação aos planos de saúde são:
1) Descredenciamento de Hospitais, Clínicas e Médicos;
2) Reajustes abusivos de mensalidade;
3) Negativas de atendimento;
4) Demora na marcação de consultas com especialistas e exames;
5) Falta de especialistas.
1) Descredenciamento de Hospitais, Clínicas e Médicos;
2) Reajustes abusivos de mensalidade;
3) Negativas de atendimento;
4) Demora na marcação de consultas com especialistas e exames;
5) Falta de especialistas.
É bom lembrar que o consumidor que se sentir lesado poderá recorrer a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar,
fazendo sua denúncia por telefone ou no próprio Portal, recorrer aos
Órgãos de Defesa do Consumidor: PROCON em São Paulo, por exemplo, ou ao
Poder Judiciário.
Assim, o MeuAdvogado te fornece as seguintes dicas para tentar resolver seu problema. Porém, antes de reclamar, se informe! Busque
informações no site da ANS, por exemplo, e caso o plano de saúde for
empresarial procure o departamento de recursos humanos que pode te
ajudar, haja vista que eles têm o contrato em mãos.
1) SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O
mais aconselhável é que você tente primeiro resolver a questão direto
com a central de atendimento, ou seja, pelo SAC, serviço telefônico
gratuito que deve ser oferecido 24 horas por dia, meio pelo qual as
reclamações têm um prazo máximo de 5 dias úteis para serem resolvidas.
Se a reclamação for de extrema urgência, recorra diretamente à Justiça.
2) Procure a Ouvidoria. Caso
o problema não foi resolvido em 5 dias úteis ou a resposta foi
insatisfatória, busque a ouvidoria da empresa. Nessa hora, tenha em mãos
o número do protocolo de atendimento no SAC. As Ouvidorias das
operadoras e seguradoras de planos de saúde têm até 7 dias úteis para
responder o cliente, enquanto as ouvidorias de setores de seguro têm até
15 dias.
3) Reclamação na ANS. Se
a questão com a seguradora ou operadora do plano de saúde ainda não
tiver sido solucionada, reclame na ANS, a qual buscará a solução junto
com a prestadora do serviço. Dependendo da queixa, a operadora terá 5 ou
10 dias úteis para resolver.
4) Vá ao Procon. A ANS
buscará a solução, porém, cabe ao Procon buscar a reparação ao
consumidor. Assim, a Agência orienta que este também procure o Procon de
sua região.
5) Caso de Justiça. Depois
de tentados todos os passos anteriores e ainda não obtiver êxito,
procure um advogado. Se a causa for de pequeno valor, você pode entrar
com uma ação diretamente no Juizado Especial Cível (JEC), os quais são
indicados para causas de até 40 salários mínimos.
Advogados da saúde. Claudia Nakano -
Advogada e Especialista em Direito Processual Civil e Direito Civil pela
EPD - Escola Paulista de Direito, atuante no direito à saúde, autora
das Cartilhas Direitos dos Pacientes, Planos de Saúde - O que é preciso
saber? e Benefícios Previdenciários e de diversos artigos publicados.
Fonte: http://www.meuadvogado.com.br/entenda/conheca-as-principais-reclamacoes-acerca-dos-planos-de-saude.html
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