64% dos brasileiros conhecem seus direitos de consumidor


SÃO PAULO - Os consumidores brasileiros estão mais conscientes de seus direitos. Uma pesquisa realizada pelo Data Popular revelou que 64% conhecem ou conhecem muito bem os seus direitos na fazer uma compra. Contra 7% que não têm conhecimento nenhum e 28% que conhecem um pouco.

Os entrevistados disseram que pensam nos seus diritos na hora de comprar. A reposta foi apontada por 63%. Outros 27% afirmaram que pensam às vezes nos direitos, enquanto 9% nunca pensam. Já 2% não souberam responder.

Além de conscientes, os brasileiros passaram a reclamar mais sobre seus direitos. Cerca de 90% disseram que já reclamara ao comprar um produto com defeito. Segundo os dados, 92,4 milhões já tiveram problema com alguma empresa. Somente no mês passado, 20 milhões reclamaram de alguma empresa.

Entre os motivos da reclamação, 39% disseram que é por causa de cobrança, 22% por problemas relacionados a garantia do produto, 32% má qualidade, 8% por oferta e 8% por problemas com contrato.

Na hora de exigir seus direitos e reclamar do produto, 52% reclamam pessoalmente no estabelecimento, 34% usam o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), 29% optam pela internet e apenas 0,8% usam os órgãos de defesa do consumidor.

Os jovens são os que mais usam a internet para reclamar, o indicador chega a 52%, enquanto os consumidores mais “maduros” utilizam mais a reclamação boca a boca.
Ao procurar o Procon, 99% declararam que procuraram falar com a empresa sobre o problema que tiveram, mas, em geral, elas foram mal atendidas.

Fonte: http://br.financas.yahoo.com/noticias/64-dos-brasileiros-conhecem-direitos-153900126.html

Comentários