Veja nossa avaliação geral de satisfação sobre crédito imobiliário em diversos bancos e quais os problemas mais comuns.
Na pesquisa realizada pela PROTESTE para
medir a satisfação bancária no Brasil também foram analisados dados
sobre os financiamentos imobiliários concedidos pelos bancos e foi
constatado que entre os clientes que possuem este tipo de financiamento,
27% são da Caixa Econômica Federal, 23% do Banco do Brasil e 14% do
Itaú Unibanco.
O principal motivo que os levou a fazer o financiamento foi à compra
da residência principal, que é quitada, em média, após 18 anos. O valor
médio solicitado, nesse caso, é de R$ 85.424. Já quem adquiriu um
financiamento com o propósito de ter um segundo imóvel (para férias ou
investimento) solicitou, em média, R$ 82.980, e afirmou ter quitado o
imóvel em apenas 13 anos.
A facilidade de liberação do crédito foi o quesito mais bem avaliado
pelos entrevistados, sendo que os clientes do Banco do Brasil também
destacaram a competência dos funcionários envolvidos no processo. As
modalidades de pagamento também definiram a satisfação dos
entrevistados.
A possibilidade de modificação das condições do financiamento é o
principal atributo que gerou insatisfação. Mais da metade dos
entrevistados que possuem um financiamento imobiliário relataram
problemas, sendo o principal deles a obrigação de contratar outros
produtos para obter o empréstimo, como seguro (situação mais comum na
Caixa Econômica Federal, mas que também acontece em outros bancos).
Vimos também que apenas 11% dos clientes da Caixa que tiveram algum
tipo de problema estão muito satisfeitos com a maneira que o banco se
propôs a resolver ou a tentar resolver o problema, percentual
considerado muito baixo.
Fonte: Proteste
Comentários
Postar um comentário