Benefícios da adoção de uma estratégia preventiva de direito trabalhista




Nos últimos anos as sociedades empresárias vêm se conscientizando dos benefícios atrelados à adoção de uma consultoria trabalhista preventiva em suas organizações.


Os conceitos modernos de Gestão Estratégica Empresarial ressaltam a importância da "Administração de Recursos Humanos" e suas implicações em relação ao Direito do Trabalho e às Relações do Trabalho. Reconhecidamente, o conhecimento jurídico-trabalhista tornou-se uma ferramenta indispensável aos administradores na prática cotidiana das sociedades.

Neste contexto, muitas empresas já vêm buscando o apoio especializado de advogados especialistas em Direito do Trabalho, para atuarem de forma preventiva, esclarecendo e dando o suporte, de forma integral, às dúvidas e lacunas porventura existentes desde o início da relação trabalhista. Os serviços de assessoria jurídica trabalhista podem ser realizados de três maneiras: à priori, à posteriori, ou das duas formas simultaneamente. Quando executado à priori, será operacionalizada de forma "preventiva", por meio de consultas prévias e esclarecimentos de possíveis dúvidas sobre determinada situação concreta, com a emissão de pareceres. Quando realizada à posteriori, tem uma função simplesmente curativa, para resolver um conflito trabalhista já existente.

O assessoramento jurídico-trabalhista preventivo poderá evitará possíveis reclamações trabalhistas futuras perante a Justiça do Trabalho. Assim, evitando, ou no mínimo reduzindo sensivelmente o denominado passivo trabalhista e ainda, preservando a imagem da organização junto a seus funcionários e clientes.

Ao assumir uma postura estratégica de tamanha envergadura, prevendo e evitando eventuais conflitos relativos aos relacionamentos trabalhistas do dia a dia, a organização, além de obter inúmeras vantagens competitivas e financeiras em função de sua imagem limpa, estará cumprindo a sua parte como organização socialmente correta.

Por Josiane Vieira dos Santos: Advogada do CVSR Advocacia e Consultoria Empresarial, responsável pela Área de Direito Comercial, Recuperação Judicial e Falências.

Comentários