Foi demitido? Saiba o que fazer

Perdeu o emprego? Não se desespere. Nesta adversidade podem estar outras oportunidades. Veja abaixo como lidar melhor com essa situação.


Ultimamente, a taxa de desemprego no Brasil tem sido cada vez menor. No entanto, ninguém está livre de se ver sem trabalho de uma hora para outra. Muitos entram em desespero, principalmente quando são pegos de surpresa.


Pensando nisso, fizemos um guia sugerindo algumas alternativas para quem está passando por esta situação ou gostaria de uma orientação no caso de ela acontecer.


Lembrando que, muitas vezes, é em épocas difíceis que surgem grandes idéias e oportunidades inesperadas. Aproveite!


1 Procure e se beneficie de seus direitos


2 Recalcule as finanças
Agora, os gastos precisam ser outros. Faça uma lista separando as necessidades das futilidades e priorize o pagamento de contas para não deixar nada atrasar. Assim, as contas pesarão menos e será mais fácil evitar dívidas.


3 Não dispense o apoio de familiares e amigos
Nessas horas é essencial contar com pessoas que ajudarão em momentos difíceis como este. Não desconte sua frustração nelas e aceite a ajuda que vier. Caso ela seja financeira e você esteja realmente precisando, anote o que receber e pague o mais rápido possível. Assim, você mostrará ser uma pessoa confiável e terá credibilidade para outras emergências.


4 Tire um tempo para si mesmo
Esta é uma oportunidade de repensar seus valores, objetivos e rever suas prioridades profissionais. Aproveite o tempo (curto) livre e pense em novas oportunidades que poderão surgir, se realmente estava contente com sua última função e o que pode ser melhorado no próximo emprego.Caso a necessidade de um novo trabalho não seja urgente, procure com calma e selecione as funções que te farão mais realizado e feliz.


5 Aproveite o momento
Há quanto tempo você não dá uma volta no parque? Não brinca com os filhos? Vai ao cinema?Com a correria do dia a dia as diversões e entretenimentos são deixados de lado (o que muitas vezes pode colaborar com o stress causado pela rotina).
Aproveite o tempo livre para botar a cabeça e o corpo em ordem e dê prioridade a exposições, shows e programas gratuitos.


6 Mantenha suas redes de amizade e contatos profissionais
Não se isole só porque está em dificuldades. Isso o fará se sentir pior. Mantenha contato com os amigos e colegas de trabalho. Às vezes, algum deles pode ter oportunidade ideal ou indicar contatos para futuros trabalhos. No entanto... Não procure alguém que você ignorou por algum tempo para pedir ajuda. Dê prioridade a amigos e conhecidos; Não aja de forma falsa e interesseira. Isto pode ser facilmente percebido e pode queimar sua imagem pessoal e profissional.


7 Atualize-se
Enquanto o novo emprego não chega aproveite para rever seus conhecimentos, fazer cursos, participar de palestras (existem diversas que são gratuitas e que valem a pena) e conhecer novas pessoas. Atualizar o currículo também é importante. Coloque, inclusive, as realizações positivas do último emprego.Melhorar nossas habilidades e qualidades é essencial para que o novo emprego apareça rapidamente.


8 Inove
Analise as chances de mudar o foco profissional. Quem sabe não é a oportunidade de abrir um próprio negócio, dar consultoria ou mudar de ramo?


Fonte: http://www.meuadvogado.com.br/entenda/demissao.html

Comentários