É preciso que as autoridades protejam a liberdade de imprensa

Brasília - Liberdade de expressão não significa impunidade. A avaliação é do jornalista e professor da Universidade de São Paulo, Eugênio Bucci. Para ele, é preciso que as autoridades protejam a liberdade de imprensa e não interfiram na mediação do debate público. “A liberdade não é um conforto, mas um feitio do jornalista. Quem tem direito a uma imprensa livre é a sociedade”, disse ao participar da 6ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados.

O professor disse ainda que não se pode punir jornalistas por terem divulgado informações ditas como “segredo de estado”. “A imprensa não pode ser condenada a se dobrar a sigilos que não são dela. São da Justiça, do governo. Afinal, o que é a notícia se não um segredo revelado?”, indagou. “A função de guardar os segredoso oficiais é das autoridades encarregadas, e não dos repórteres. Esses tem o dever público de tentar desvendá-los e, por meios lícitos, avaliar a pertinência de publicá-los”, acrescentou.

Para a deputada Manoela D'Ávila (PCdoB-RS), é necessário, ainda, que o Estado propicie essa liberdade. “Se esse Estado pode tornar seus dados transparentes, é garantidor da liberdade. Se passa a querer regular a nós todos na internet em nome de crimes como pedofilia, se o Estado diz que é atrapalhado pelo excesso de informação e tecnologia, [ele] também atrapalha.”

A presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, citou avanços recentes no país em busca da garantia da liberdade de expressão. Entre eles, o Programa Permanente de Autorregulamentação criado pela Associação Nacional de Jornais. A iniciativa indica boas práticas que podem ser seguidas pelos associados e implementação em suas empresas. “É preciso estar sempre vigilantes para que os princípios fundamentais essenciais para o exercício da democracia não sofram retrocesso”, disse.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse que a liberdade é um valor fundamental que reafirma a democracia do país. “A liberdade de expressão é superior a qualquer benefício que o cidadão possa ter na sua história. É uma pérola, uma riqueza que conquistamos e não podemos entregar a ninguém.”

Para a secretária de Comunicação Integrada da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Yole Mendonça, o tema liberdade de expressão é mesmo um dos pilares da democracia. “A liberdade de expressão é um dos temas exercidos diariamente no cotidiano do nosso trabalho. A chegada de novas mídias e o poder da internet, que nos surpreende a cada dia e que vem mudando o mundo, trazem reflexões importantes que não vão ser respondidas de imediato”, ressaltou.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

  1. Agradeço imensamente o apoio dos meus amigos blogueiros.
    Se nós nos calarmos, vamos estar compactuando com o marasmo, com o atraso, com a falta de vergonha na condução da coisa pública.
    A solidariedade de vocês me incentiva a continuar lançando luzes sobre uma cegueira generalizada. Meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. "OLÁ AMIGO BLOGUEIRO PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE PUBLIQUE UMA POSTA SOBRE ALGUMAS PERSEGUIÇÕES QUE VENHO SOFRENDO POR MANTER MEU BLOG, SOU PROFESSORA DA CIDADE DE RIACHUELO E GOSTARIA QUE O ILUSTRE COLEGA TAMBÉM VIESSE A PUBLICAR A POSTAGEM QUE ESTÁ NO MEU BLOG: BLOGUEIRA PERSEGUIDA! ENTENDA O QUE É PERSEGUIÇÃO POLÍTICA!!! DESDE JÁ AGRADEÇO SUA COLABORAÇÃO E COMO TAMBÉM PARABENIZA PELO EXCELENTE BLOG Q É BASTANTE RESPEITADO NA CIDADE. UM ABRAÇO"

    Adriana Nascimento, professora de Riachuelo/RN

    ResponderExcluir

Postar um comentário