Profissionais tiram dúvidas sobre o IR

Ellen Dias - Especial para o Jornal de Fato

O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda em todo o Brasil se encerra na próxima sexta-feira, 29, e muita gente ainda não fez a declaração por ter muitas dúvidas na hora de preencher o formulário disponibilizado pelo site da Receita Federal.

O risco de cair na malha fina é o principal receio dos contribuintes. Para evitar erros, muita gente contrata um contador para auxiliar na atividade.

Para quem não tem essa facilidade ao alcance do bolso, estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis de uma universidade privada localizada no bairro Abolição (zona oeste de Mossoró) estão atendendo à população de forma gratuita, tirando dúvidas, corrigindo e preenchendo formulários.

O atendimento acontece no período das 17h às 19h. A ação é realizada desde 2006 e neste ano durou duas semanas. Quem ainda não declarou o imposto de renda e quiser tirar suas dúvidas ainda pode ser atendido hoje e amanhã.

Segundo o coordenador do curso, Kleiton Formiga, a ação tem caráter de aprendizagem. "A gente ajuda as pessoas, mas nosso principal objetivo é fazer que os alunos tenham contato com a prática. O atendimento é feito pelos alunos e uma equipe de professores contadores atuantes fica encarregada de inspecionar o trabalho deles para tirar algumas dúvidas e evitar erros."

Antes de abrir o espaço para atendimento ao público, os estudantes passam por treinamento feito por auditores da delegacia da Receita Federal em Mossoró.

O professor Heli Sabino da Silva foi uma das pessoas que procurou o auxílio dos estudantes e se diz satisfeito com o resultado. "Minha principal dúvida era mesmo em relação à parte de contabilidade. Esse apoio ajudou muito. Dá segurança. A gente sai daqui sem medo de cair na malha fina por causa de erros, porque sabe que teve o apoio de profissionais", declarou.

A estudante Lilian Patrícia, que cursa o sexto período de Ciências Contábeis, diz que esta foi a primeira vez que teve contato com a atividade. "Já preenchi quatro formulários e tem sido bom, porque você começa a ter contato com a prática do seu curso", disse.

O professor Kleber informou que na sexta-feira não haverá atendimento, para evitar tumultos no local, devido ao grande número de pessoas que deixam para realizar a atividade no último dia do prazo.

Fonte: Jornal De Fato, 27/04/2011.

Comentários