Três empresas de comércio eletrônico passaram a fazer parte da lista das dez empresas mais reclamadas pelos associados da PROTESTE
Atraso na entrega ou errada; descumprimento da oferta; golpes com não envio do produto ou entrega com defeito; falta de informações claras; empecilhos ao direito de arrependimento; dificuldade em identificar o fornecedor; e falta de canais de contato foram os motivos que levaram as compras online a liderarem as queixas na PROTESTE em 2010.
Na medida em que os consumidores brasileiros aderiram mais ao comércio eletrônico cresceram os problemas, pois as empresas não se estruturaram adequadamente para dar conta da demanda. O que poderia ser facilidade e comodidade se transformou em dor de cabeça para o crescente volume de consumidores virtuais.
Cresceram as reclamações dos associados da PROTESTE que se utilizaram do meio eletrônico para comprar.Na lista das dez empresas mais demandadas pelos associados, passaram a figurar no ano passado três de vendas pela Internet : Americanas.com, Compra fácil e Shoptime.
Veja abaixo o comparativo de 2010 em relação a 2009 dos assuntos mais reclamados e das empresas que mais geraram queixas dos associados.
Assuntos mais demandados em 2010
SUB-ASSUNTOS Nº
1º COMPRAS NA INTERNET 5474
2º VICIO 4850
3º CARTAO DE CRÉDITO 1729
4º TELEFONIA MÓVEL 1571
5º COMPRA E VENDA NO ESTABELECIMENTO 1314
6º INTERNET 1051
7º RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA 971
8º LEASING/FINANCIAMENTO 965
9º TV POR ASSINATURA 839
10º TELEFONIA FIXA 812
Fonte: http://www.proteste.org.br/
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