Bancos baixam juros do crédito para veículos com a chegada do ano novo

Lenilson Freitas (Da Redação)
Quem pretende aproveitar o momento para comprar um carro tem um ponto a favor: as taxas de juros cobradas pelos bancos tradicionais e de montadoras estão menores desde o final de outubro. A boa notícia chega no período mais perto do fim do ano, quando o consumidor embolsa o 13º salário e desperta o desejo de compra.

Para o gerente de vendas de uma das concessionárias de Mossoró, César Ribeiro de Oliveira, os dois principais motivos são o bom momento econômico e a maior competição no mercado financeiro. "O consumidor está empregado e sente confiança para entrar em um financiamento de longo prazo.

Ele também encontra boas condições de crédito oferecidas pelos bancos", explica. Além desses motivos, ele também cita a normalização do mercado externo, a do crédito no mercado internacional e redução do índice de inadimplência como fatores que contribuem para a redução das taxas.

De acordo com o professor de Economia, Ricardo Rocha, os bancos entendem que o veículo é uma boa garantia ao conceder crédito. Em sua opinião, o carro deixou de ser um sonho para ser um desejo de consumo. Para quem pretende comprar um veículo, o professor chama a atenção para as taxas de juros. "O consumidor deve avaliar seu desejo e olhar o seu orçamento.

Geralmente a pessoa só enxerga o valor da prestação, se cabe no orçamento", destaca. O funcionário público, Fabiano Borges, 30, afirma que financiou um carro cuja prestação coubesse no orçamento. A prestação ficou em R$ 604, com prazo de 60 meses.

TAXAS

O Levantamento disponível no site do Banco Central (BC), feito com 12 instituições financeiras, mostra que o banco Honda, por exemplo, baixou sua taxa mensal de 1,86% para 1,47%. Já a taxa do Itaú Unibanco passou de 1,87% para 1,70%.

A nota de política monetária do BC confirma a trajetória de queda. A taxa média anual para aquisição de veículos atingiu o menor índice desde dezembro de 2008: 23,3%. O cenário de baixa de juros é resultado de um conjunto de fatores, segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC).

Fonte: http://defato.com/mossoro.php#mat2

Comentários