Preço dos combustíveis cai a partir desta segunda, afirma Lobão

SÃO PAULO – Os preços dos combustíveis nos postos devem cair a partir desta segunda-feira (9), afirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

“A partir de hoje, poderemos perceber nitidamente a redução do preço do etanol na bomba”, afirmou, segundo a Agência Brasil. “O governo tomou as medidas necessárias, mas precisamos entender que esse é um mercado livre”, reforço.

De acordo com o ministro, agora, é preciso elevar “drasticamente” a produção para que, com o aumento de oferta, seja possível reduzir os preços.

Cartel

Conforme afirmou Lobão, é possível que haja a formação de cartéis nos postos de gasolina, com o intuito de manter os preços no mesmo nível.

“Nitidamente está havendo cartel. Pedi que a ANP fosse ao Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] para que esse descalabro fosse resolvido”, afirmou, ainda de acordo com a agência.

Para evitar isso, Lobão garantiu que, a partir de agora, as punições para os donos de postos que formam cartéis na cobrança dos combustíveis serão rigorosas, com cobrança de multa e fechamento do posto.

Combustíveis são vilões da inflação

Na última semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que os combustíveis, ao lado dos alimentos, são os vilões da inflação neste ano. Contudo, Mantega reforçou que os preços começam a cair neste mês, como reflexo da safra de cana-de-açúcar.

Para o ministro, o país começará a respirar mais aliviado, pois agora a tendência é de a inflação começar a desacelerar. Em abril, conforme dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação subiu 0,77% - em menor ritmo que a registrada em março, em 0,79%.

Comentários