“Descontos de até 70%!”. “Todos os produtos da loja pela metade do
preço!”. Mesmo em época de crise, os anúncios de descontos e promoções
nas vitrinas das lojas ou em sites de compras são bastante atraentes e
tentadores. A sensação de comprar aquele desejado produto por até menos
da metade do preço é o que faz a Black Friday ser uma das datas mais
esperadas pelos consumidores.
A campanha promocional realizada anualmente na última sexta-feira do
mês de novembro também é aguardada com ansiedade pelo comércio. Pesquisa
realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil com 828
pessoas em 27 capitais brasileiras apontou que 7 em cada 10 brasileiros
pretendem ir às compras na Black Friday, que neste ano será realizada na
próxima sexta-feira, 25.
Outro dado importante, ainda de acordo com essa mesma pesquisa, é que
42% dos consumidores que compraram algo no ano passado planejam gastar
mais, sendo que o principal motivo apontado é realmente o baixo preço
dos produtos.
Todavia, embora se apresente como um ótimo momento para o comércio e
consumidores, a Black Friday pode se tornar uma ameaça à saúde
financeira do consumidor. Mais de 30% dos entrevistados na referida
pesquisa confessaram que não conseguem resistir às promoções e acabam
gastando mais do que podem. Além disso, alguns sites não muito
confiáveis se aproveitam da pré-disposição de compras do consumidor para
atraí-los com promoções megavantajosas, que em um futuro próximo se
mostram não tão vantajosas assim.
Para evitar dores de cabeça futuras e aproveitar a data da melhor
maneira possível, os especialistas recomendam cautela antes de sair
comprando tudo que vê pela frente.
O economista Leovigildo Cavalcanti orienta aos consumidores que façam
um planejamento antes de ir às compras. “A Black Friday visa buscar um
nicho muito específico, que são aqueles consumidores que receberam ou
vão receber a primeira parcela do 13.º salário. Por isso, é importante
se planejar para não gastar o dinheiro extra com compras na promoção e
comprometer as receitas futuras”, observa.
Ele sugere que o consumidor pode aproveitar os descontos da Black
Friday para antecipar as compras de Natal. “A campanha promocional fica
próximo a um período de alto volume de compras, que é o período
natalino. Então, é preciso ter cautela para não cair na armadilha de
comprar agora e depois fazer novas compras para o Natal”. Cavalcanti
alerta que é importante que o consumidor se resguarde financeiramente e
tenha a real noção de quanto pode gastar para evitar o endividamento da
família.
“Além das compras de Natal, o início do ano tem várias contas extras
para o consumidor quitar, como o IPTU, IPVA, material escolar. É
recomendável que o consumidor reserve um valor para a quitação dessas
contas que se vencem em janeiro e, só após isso, ver com o orçamento
restante se é possível comprar aquele produto. Também é importante
avaliar se aquele produto realmente vai atender as suas necessidades”,
orienta. Leovigildo Cavalcanti finaliza que o consumidor deve pensar bem
se estar fazendo um bom negócio ao adquirir aquele produto ou se está
apenas se endividando.
Economista Leovigildo Cavalcanti dá dicas para melhor aproveitar promoções da Black Friday
– Saber quanto o produto custava antes e quanto está custando agora para saber se realmente o desconto é vantajoso;
– Ficar atento se há juros no valor do parcelamento do produto;
– Ver se há as mesmas garantidas oferecidas ao produto em épocas fora da campanha promocional;
– Fazer pesquisa de preços em outras lojas;
– Fazer um planejamento para evitar o endividamento futuro.
Fonte: http://www.defato.com/noticias/63173/especialista-orienta-como-melhor-aproveitar-a-black-friday
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