Itaú Unibanco e Banco do Brasil completam os cinco primeiros em
queixas de clientes; maior reclamação é sobre informações sobre serviços
A Caixa Econômica Federal, o Santander e o Bradesco são as instituições
que aparecem na liderança do mais recente Ranking de Instituições por
Índice de Reclamações, divulgado pelo Banco Central. No topo do ranking,
referente a julho e agosto, está justamente o banco público, com índice
de reclamações de 16,69. Neste caso, são consideradas as instituições
com mais de 4 milhões de clientes.
Pela metodologia do BC, este índice é calculado com base no número de
reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número total de
clientes do banco e multiplicado por um fator fixo (1.000.000). No caso
da Caixa, foram 1.364 reclamações consideradas procedentes em julho e
agosto, numa base total de 81.683.644 clientes.
Na segunda posição entre os bancos que foram alvos de reclamações
aparece o Santander, com índice de 15,86 (578 reclamações procedentes e
36.438.353 clientes). Na terceira posição do ranking está o Bradesco,
com índice de 15,75, resultado de 1.464 reclamações procedentes numa
base de 92.939.302 clientes.
Na sequência do ranking, ainda considerando os bancos e as financeiras
com mais de 4 milhões de clientes, aparecem Itaú Unibanco (índice de
15,18), Banco do Brasil (9,52), Banrisul (9,45), Votorantim (5,63),
Midway (1,48), Pernambucanas (0,23) e Banco do Nordeste (0,17).
O ranking principal divulgado nesta quinta-feira, 15, que passou a ser
bimestral, trouxe mudanças na forma de organização das instituições. O
BC já havia informado que a base de clientes para formulação do ranking
passaria a contemplar operações iguais ou superiores a R$ 200. Antes, a
base era de R$ 1 mil. Ao mesmo tempo, as instituições foram organizadas
levando-se em conta o parâmetro mínimo de 4 milhões de clientes.
Com isso, instituições como BMG e Banco Pan, que figuravam no ranking
antigo, passaram a aparecer em outro ranking, de instituições com menos
de 4 milhões de clientes. Neste caso, a liderança é do Daycoval, com
índice de reclamações de 92,90. Depois aparecem CCB (88,34) e BMG
(84,61).
Motivação. Entre os assuntos que mais motivam reclamações por parte dos
clientes, o campeão é a "oferta ou prestação de informação a respeito
de produtos e serviços de forma inadequada". Ao todo, de acordo com o
BC, este assunto gerou 768 reclamações com indícios de descumprimento
das regras em vigor.
Na sequência dos assuntos mais reclamados aparecem "outras
irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança,
sigilo ou legitimidade das operações" e, em seguida, "irregularidades
relativas a operações e serviços relacionados a cartões de crédito".
Fonte: http://www.idec.org.br/em-acao/noticia-consumidor/caixa-santander-e-bradesco-lideram-ranking-do-bc-de-reclamaces-contra-bancos
Olá Ramirez. A relação entre bancos e clientes é bem delicada. Os clientes devem saber que seu gerente tem o principal interesse em bater metas e não trazer as melhores oportunidades para estes. Banco serve para receber salários e possíveis empréstimos. Para investimentos procure sempre uma corretora. Fred - cadacentavoconta.com
ResponderExcluirConcordo Fred. Por este motivo as corretoras nacionais não param de crescer. O investidor está ficando consciente. Abraço.
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