Apenas no ano passado, o crescimento das reclamações foi de 35,37%, segundo o relatório
O número de reclamações apresentadas para a Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel) continuou em disparada no ano passado, chegando a 164
mil queixas, praticamente o dobro em relação a 2013, quando foram
registradas 87 mil reclamações. O aumento das reclamações combina com a
adoção do chamado "realismo tarifário" pelo governo, no início de 2013,
que fez as tarifas subirem bastante, inclusive pela cobrança da bandeira
tarifária.
Apenas no ano passado, o crescimento das reclamações foi de 35,37%,
segundo o relatório Ouvidoria Setorial em Números (OSN), divulgado nesta
quarta-feira pela Aneel. Em 2014, o crescimento havia sido de 38% em
relação ao ano anterior.
As reclamações só são feitas à ouvidoria da Aneel depois de registrada
nas distribuidoras inicialmente. Por esse motivo, entre outros, a
agência informa que, do total de 164 mil queixas, 81 mil foram
encaminhadas para as empresas e apenas 82 mil foram tratadas na
ouvidoria. E metade destas têm relação com interrupções no fornecimento
de energia.
Também aumentou o número de pedidos de informação à agência, em 40% em
relação ao ano anterior. No ano passado, quase 1 milhão de consumidores
registraram pedidos de informação na Aneel.
Em termos nominais, as cidades que mais apresentaram reclamações foram São Paulo, Rio e São Gonçalo, pela ordem.
Fonte: http://www.idec.org.br/em-acao/noticia-consumidor/reclamaces-por-fornecimento-de-energia-eletrica-dobram-em-dois-anos
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