No segundo semestre
de 2014, o Banco Central recebeu mais de 16 mil reclamações de clientes
de instituições financeiras, sendo que a cobrança irregular de tarifa
de serviços não contratados está entre as cinco causas que mais levam às
queixas.
E não é para menos que os consumidores reclamam. A Fundação Procon-SP
postou em seu blog um lembrete de que, segundo o artigo 2º da Resolução
3919 do Banco Central do Brasil, existe uma série de serviços que os
bancos são obrigados a oferecer de graça.
O correntista tem direito a receber dois extratos, gratuitos,
contendo toda a movimentação dos últimos 30 dias; por isso, é importante
verificar se não há cobranças indevidas. Segundo parágrafo único do
artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, “o consumidor cobrado em
quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao
dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros
legais, salvo hipótese de engano justificável”.
Confira abaixo os serviços gratuitos que fazem parte do rol de Serviços Essenciais do BC:
Relativo à conta corrente:
fornecimento de cartão com função débito;
fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos
decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não
imputáveis à instituição emitente;
realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa,
inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de
autoatendimento;
realização de até duas transferências de recursos entre contas na
própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de
autoatendimento e/ou pela internet;
fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação
dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de
autoatendimento;
realização de consultas mediante utilização da internet;
fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato
consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano
anterior relativos a tarifas;
compensação de cheques;
fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o
cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques,
conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas;
prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de
contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios
eletrônicos;
Relativo à poupança:
relativamente à conta de depósito de poupança:
fornecimento de cartão com função movimentação;
fornecimento de segunda via do cartão, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista, decorrentes de perda, roubo,
furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição
emitente;
realização de até dois saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento;
realização de até duas transferências, por mês, para conta de depósitos de mesma titularidade;
fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
realização de consultas mediante utilização da internet;
fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato
consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano
anterior relativos a tarifas;
prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de
contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios
eletrônicos;
Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/fique-olho-servi%C3%A7os-bancos-devem-oferecer-gra%C3%A7a-132400600--finance.html
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