Procons no RN efetuaram quase 9 mil atendimentos em 2014


     
 
A quantidade de atendimentos realizados pelos três órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor no Rio Grande do Norte (Procon/RN) atingiu 8.982 no ano passado, número abaixo do verificado em 2013, quando o Procon recebeu 9.778 atendimentos.

O levantamento foi apresentado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça na última segunda-feira, 9. Os dados integram o Boletim Sindec 2014 e reúnem informações sobre as demandas dos consumidores apresentados aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

 
De acordo com o Boletim, os assuntos mais demandados de 2014 no estado foram a telefonia celular, cartão de crédito e TV por assinatura. Já entre as empresas mais demandadas estão a Oi Fixo/Celular, Itaú e Claro/Embratel.

 
O Boletim apresenta, dentre outras informações, uma breve análise sobre os assuntos mais demandados em âmbito nacional e estadual e o ranking com as empresas mais demandas em cada estado. Nessa edição também é possível verificar a comparação entre o volume de atendimento e o respectivo índice de solução entre empresas de um mesmo setor econômico.

 
Em todo o Brasil, em 2014, os Procons realizaram 2.490.769 atendimentos de reclamações de consumidores de todo País. Deste montante, 62,7% foram reclamações e denúncias, os outros 37,3% são consultas e orientações prestadas.

 
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 336 cidades. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.

 
Fonte: Tribuna do Norte

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