A quantidade de atendimentos realizados pelos três órgãos de Proteção e
Defesa do Consumidor no Rio Grande do Norte (Procon/RN) atingiu 8.982
no ano passado, número abaixo do verificado em 2013, quando o Procon
recebeu 9.778 atendimentos.
O levantamento foi apresentado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça na última segunda-feira, 9. Os dados integram o Boletim Sindec 2014 e reúnem informações sobre as demandas dos consumidores apresentados aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
De acordo com o Boletim, os assuntos mais demandados de 2014 no estado
foram a telefonia celular, cartão de crédito e TV por assinatura. Já
entre as empresas mais demandadas estão a Oi Fixo/Celular, Itaú e
Claro/Embratel.
O Boletim apresenta, dentre outras informações, uma breve análise sobre
os assuntos mais demandados em âmbito nacional e estadual e o ranking
com as empresas mais demandas em cada estado. Nessa edição também é
possível verificar a comparação entre o volume de atendimento e o
respectivo índice de solução entre empresas de um mesmo setor econômico.
Em todo o Brasil, em 2014, os Procons realizaram 2.490.769 atendimentos
de reclamações de consumidores de todo País. Deste montante, 62,7%
foram reclamações e denúncias, os outros 37,3% são consultas e
orientações prestadas.
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema
informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26
estados, do Distrito Federal e de 336 cidades. Como vários destes
Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades
espalhadas por 440 cidades brasileiras.
Fonte: Tribuna do Norte
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