A edição desta terça-feira, dia 2, do jornal Destak, divulgou os números de reclamações registradas no Reclame AQUI, que atingiu 5,5 milhões no ano até 31 de julho - mais que os 5,1 milhões de registros de todo ano de 2013.
Ao mesmo tempo, o total de soluções realizadas pelo site também cresceu
(de 72% em 2012 para 76% no ano passado) - mas as causas dos problemas
pouco mudaram. "O Brasil enfrenta questões estruturais no estor de
telefonia e na logística", disse o diretor-executivo do Reclame AQUI, Edu Neves.
Neves prevê que as queixas somem 15 milhões no fechamento de 2014 - o
triplo do ano passado - por conta das grandes datas de compras que
ocorrem no segundo semestre, como Black Friday e Natal.
Compra virtuais e telefonia lideram
Entre os setores mais reclamados do primeiro semestre, alguns se
repetem, como comércio eletrônico e telefonia. Algumas surpresas figuram
na lista dos dez mais em 2014, como o setor de educação, em oitavo.
Outro lado
A maioria das reclamações no comércio eletrônico está ligada ao atraso
na entrega, diz a ABComm, órgão que reúne lojas virtuais. "Isso muitas
vezes depende das transportadoras", afirma a entidade.
A SindniTelebrasil (telecom), a Febraban (bancos), a Abecs (cartões), a
Abinee (eletrônicos), a Abvtex (indústria têxtil) afirmam que investem
na melhoria do atendimento aos clientes. A ABTA (TV paga) diz que os
dados merecem uma "análise mais detalhada". A entidade de educação não
foi encotrada pela reportagem do Destak.
Fonte: Jornal Destak
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