Reclamações até julho já superam todo ano de 2013

A edição desta terça-feira, dia 2, do jornal Destak, divulgou os números de reclamações registradas no Reclame AQUI, que atingiu 5,5 milhões no ano até 31 de julho - mais que os 5,1 milhões de registros de todo ano de 2013.
 
Ao mesmo tempo, o total de soluções realizadas pelo site também cresceu (de 72% em 2012 para 76% no ano passado) - mas as causas dos problemas pouco mudaram. "O Brasil enfrenta questões estruturais no estor de telefonia e na logística", disse o diretor-executivo do Reclame AQUI, Edu Neves.
 
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Neves prevê que as queixas somem 15 milhões no fechamento de 2014 - o triplo do ano passado - por conta das grandes datas de compras que ocorrem no segundo semestre, como Black Friday e Natal.
 

Compra virtuais e telefonia lideram

Entre os setores mais reclamados do primeiro semestre, alguns se repetem, como comércio eletrônico e telefonia. Algumas surpresas figuram na lista dos dez mais em 2014, como o setor de educação, em oitavo.
 

Outro lado

A maioria das reclamações no comércio eletrônico está ligada ao atraso na entrega, diz a ABComm, órgão que reúne lojas virtuais. "Isso muitas vezes depende das transportadoras", afirma a entidade.
 
A SindniTelebrasil (telecom), a Febraban (bancos), a Abecs (cartões), a Abinee (eletrônicos), a Abvtex (indústria têxtil) afirmam que investem na melhoria do atendimento aos clientes. A ABTA (TV paga) diz que os dados merecem uma "análise mais detalhada". A entidade de educação não foi encotrada pela reportagem do Destak.
 
Fonte: Jornal Destak

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