Levamos fornos de micro-ondas para serem reparados em dez assistências
técnicas (autorizadas e não autorizadas), na cidade de São Paulo, e nos
deparamos com falta de honestidade e até sonegação fiscal.
Todo transtorno em levar um aparelho com defeito a uma assistência técnica ganha novas proporções quando descobrimos que fomos cobrados por serviços não realizados.
Isso mesmo. Em nossa avaliação com dez assistências técnicas,
autorizadas e não autorizadas, revelou que quatro delas declaram ter
realizado serviços que, na verdade, não foram feitos. São elas:
Eletrônica Assaí, Leader Net Service, ALV Aguilar e Servilar.
O cenário se agrava quando verificamos
que quatro assistências (Eltrotécnica Makoto, Leader Net Service,
Servilar e Eletrônica Campo Belo) substituíram o fusível queimado por um sem certificação, o que pode causar danos ao micro-ondas.
Algumas não forneceram nota fiscal
Além disso, as assistências Plustec,
Servilar, ALV Aguilar e Eletrônica Campo Belo sequer forneceram cupom ou
nota fiscal, o que configura crime de sonegação fiscal. E a
discriminação detalhada do serviço, exigida por lei, só foi cumprida por
Eletrônica Assaí, Electrolux do Brasil, Plustec, Leader Net Service e
Eletrônica Campo Belo. Contudo, todas as dez assistências ofereceram a garantia legal de 90 dias para prestação de serviços e de produtos duráveis
Como fizemos o estudo
Antes de levarmos os micro-ondas (de cinco marcas diferentes) às
assistências técnicas, enviamos os aparelhos a um laboratório
credenciado, que provocou uma ruptura do fusível principal. O
laboratório também marcou os principais componentes internos de cada
forno com uma tinta visível apenas quando iluminada por lâmpadas
especiais. Dessa forma, conseguimos comprovar se houve ou não a troca das peças informadas pelas assistências técnicas.
Fonte: Proteste
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