Se você está insatisfeito com o serviço de internet 3G oferecido por sua
operadora de telefonia, se quando você mais precisa da internet ela não
funciona, e se já testou mais de uma ou mesmo todas as operadoras e
ainda assim não ficou satisfeito você não está sozinho. Apesar do Brasil
ser o 3º país que mais utiliza internet móvel no mundo, uma pesquisa
realizada em 2013, em diversos países pela Netbiscuits, mostra que o
brasileiro é o maior insatisfeito com a internet em celulares,
smartphones e tablets.
Em toda pesquisa, 76% dos usuários deixam o site, se encontram
dificuldade de uso e pelo menos 32% não retornam. Segundo a pesquisa,
41% das pessoas consideram a velocidade o quesito mais importante na
experiência com a internet móvel em qualquer dispositivo, seja ele
smartphone ou tablet.
De acordo com material sobre a pesquisa publicado pelo site
“MaisCelular”, a internet 3G no Brasil fornece serviço questionável por
diversos usuários e a rede 4G implantada no país somente em algumas
capitais ainda engatinha e também não passa confiança aos usuários.
A pesquisa mostra ainda que 35% dos usuários brasileiros passam mais de
6 horas por dia conectados na internet móvel, atrás apenas da China
(1º) e Emirados Árabes (2º).
No Brasil, a internet móvel tem preços elevados em comparação com os
serviços prestados e também em comparação com outros países.
Na tentativa de conseguir um serviço melhor a associação de
consumidores Proteste realizou a campanha “Em busca do 3G perdido”. O
projeto tinha como objetivo identificar problemas na internet móvel e
orientar seus usuários e incentivar que as pessoas entrem na justiça
para reclamar contra a má qualidade dos serviços prestados pela
operadora. O site oficial da associação prevê indenizações de até R$
13,5 mil.
A Proteste orienta que consumidores que tentaram de forma fracassada
uma solução com a operadora entrem em contato pelo telefone
0800-725-0304 para receber um modelo de petição para ingressar no
Juizado Especial Cível. Segundo a organização, vários artigos do Código
de Defesa do Consumidor respaldam a manifestação.
A associação de consumidores frisa que sinal e velocidade inferiores
aos contratados, com prejuízos à utilização do serviço caracterizam
propaganda enganosa. Neste caso, cabe ressarcimento por danos morais e
manutenção do contrato com descontos relacionados ao período em que
houve falhas na prestação do serviço. Também é possível solicitar o
cancelamento do serviço com abatimento na multa de rescisão, caso o
contrato preveja este tipo de pagamento.
Somente na primeira fase da campanha, 43 mil brasileiros relataram
problemas com a internet, principalmente falta de cobertura e velocidade
abaixo do prometido.
Usuários de Mossoró
DOMINGO conversou com usuários mossoroenses da Internet 3G de diferentes operadoras sobre problemas comuns enfrentados por eles. A maioria já testou mais de uma e não ficou satisfeito com o serviço de nenhuma. Eles também relataram que só usam a internet 3G quando estão em ambientes que não possuem redes Wi-Fi (Internet sem fio).
Usuários de Mossoró
DOMINGO conversou com usuários mossoroenses da Internet 3G de diferentes operadoras sobre problemas comuns enfrentados por eles. A maioria já testou mais de uma e não ficou satisfeito com o serviço de nenhuma. Eles também relataram que só usam a internet 3G quando estão em ambientes que não possuem redes Wi-Fi (Internet sem fio).
O estudante Eriki Silva, de 17 anos, diz que usa a internet 3G às
vezes. Ele utiliza o serviço de duas diferentes operadoras, a TIM e a
Oi, e diz que é notável a diferença das duas, principalmente pelo fato
do seu chip da TIM ser o Beta, que oferece um serviço diferenciado.
“Com o TIM Beta, consigo baixar vídeos e fotos, o serviço é bom. Mas,
também uso o da Oi e dá pra notar a diferença. A da Oi é mais lenta”,
afirma.
Já o estudante Willame Lima, de 18 anos, se diz satisfeito com o serviço da Vivo, mas diz que já usou outras e a TIM é a pior.
Já o estudante Willame Lima, de 18 anos, se diz satisfeito com o serviço da Vivo, mas diz que já usou outras e a TIM é a pior.
“A Vivo é a que tem a melhor conexão, eu consigo abrir até sites”, frisa.
O estudante de Direito, Silas Leandro, de 24 anos, estagiário de um escritório de advocacia, diz que geralmente não usa a internet móvel, preferindo utilizar a conexão Wi-Fi, pela questão da economia e também pela falta de paciência com a péssima qualidade de sua internet.
O estudante de Direito, Silas Leandro, de 24 anos, estagiário de um escritório de advocacia, diz que geralmente não usa a internet móvel, preferindo utilizar a conexão Wi-Fi, pela questão da economia e também pela falta de paciência com a péssima qualidade de sua internet.
“Uso a da Oi, mas é ruim demais, não tenho paciência. Eu já usei a da
TIM também, que é até boazinha, quando tem sinal (risos)”, comenta.
Silas diz que só usa a internet do celular quando está fora do alcance de uma internet Wi-Fi.
Silas diz que só usa a internet do celular quando está fora do alcance de uma internet Wi-Fi.
“Na internet móvel eu só consigo acessar o whatsapp, às vezes o
facebook, mas não consigo carregar vídeos ou as fotos. É uma raridade”,
relata.
Coincidentemente, na busca por entrevistados, DOMINGO encontrou o cientista da computação Argemiro Neto, de 32 anos. Ele também disse ser bastante insatisfeito com o serviço de internet móvel oferecido pela TIM.
Coincidentemente, na busca por entrevistados, DOMINGO encontrou o cientista da computação Argemiro Neto, de 32 anos. Ele também disse ser bastante insatisfeito com o serviço de internet móvel oferecido pela TIM.
“Uso TIM. Consigo fazer de tudo, mensagens, Facebook, email, chamada de
vídeo. Mas, tudo ruim. E na hora que passa da cota de 10MB fica
inútil”, lembra.
Argemiro Neto, inclusive faz parte de uma lista de discussão só sobre dispositivos móveis, que funciona por e-mail, e conta com pessoas de todo o Brasil.
Argemiro Neto, inclusive faz parte de uma lista de discussão só sobre dispositivos móveis, que funciona por e-mail, e conta com pessoas de todo o Brasil.
O grupo de discussão "mundo sem fio", que conta com mais de 2.887 membros, pode ser encontrado no Yahoo Groups.
Argemiro Neto explica que resolveu participar do grupo porque
desenvolve aplicativos pra celular e gosto muito também do assunto.
“A lista é de uma jornalista de Curitiba muito famosa. Entra no
www.garotasemfio.com.br e dá uma sacada, lá tem o link pra lista”,
sugere.
“Mundo sem fio”
Ao acessar a página indicada por Argemiro Neto, DOMINGO entrou no link da lista de discussão “Mundo sem fio”. Na página do grupo logo de cara é possível ler o anúncio: “Para os entusiastas em tecnologia móvel”.
“Mundo sem fio”
Ao acessar a página indicada por Argemiro Neto, DOMINGO entrou no link da lista de discussão “Mundo sem fio”. Na página do grupo logo de cara é possível ler o anúncio: “Para os entusiastas em tecnologia móvel”.
A lista de discussão é descrita como um grupo sobre tecnologia móvel,
criado por Bia Kunze em 2002, onde são discutidos assuntos voltados à
tecnologia sem fio e convergência. Entre os temas discutidos estão:
celulares, smartphones (PalmOS, Windows Mobile, Symbian, Android,
iPhone/touch, webOS), PDAs, redes sem fio, bluetooth, GPS, wifi,
internet móvel, 3G, telecoms e serviços em tecnologia móvel como um
todo.
O Mundo Sem Fio também é um canal de comunicação entre usuários e
empresas de telecom e fabricantes de hardware. Podem associar-se
usuários, profissionais da área de TI, futuros usuários ou simplesmente
curiosos e entusiastas de tecnologias móveis.
Fonte: http://www.defato.com/noticias/33975/sua-internet-ma-vel-funciona
Comentários
Postar um comentário