Polícia Civil alerta a população sobre clonagem de cartão de crédito


O crime de clonagens de cartões é uma das fraudes mais recorrentes em Mossoró. Segundo informações do escrivão da Delegacia de Defraudações, Eriberto Paixão, esse é o crime que mais se intensifica nos últimos dias do ano.

O escrivão afirma que a chegada de festas de fim de ano faz com que o comércio se agite e os bandidos também entre em ação. Já são pelo menos 15 denúncias envolvendo esse crime, após a chegada do mês de dezembro.

“Com a ida de muitas pessoas ao comércio, os criminosos também vão. A ação de clonagem de cartões é muito recorrente nessa época do ano. É preciso muita atenção, não dá o cartão para ninguém, pois eles estão atuando nos lugares em que menos esperamos, em estabelecimentos que consideramos seguros e agora atuam com uma máquina chupa-cabra que é fácil de esconder na palma da mão”, declarou.

Uma das ocorrências é a de um crime de R$59.552,27, em que um funcionário público da cidade teve o cartão clonado e aconteceram várias compras em Mossoró, Rio de Janeiro e São Paulo, entre os dias 27 de novembro e 04 de dezembro. “O número de compras e de lugares distintos faz perceber claramente que se trata de uma quadrilha”.
 
Bandeiras não podem obrigar B.O.
Eriberto Paixão afirma que as empresas responsáveis pela emissão dos cartões tratam o cliente de forma errônea. A obrigação de comprovar se o cliente foi lesado é da bandeira, no entanto, elas, corriqueiramente, condicionam as investigações ao registro de um Boletim de Ocorrência.

 “Quando há a denúncia do cliente, é uma responsabilidade dela reaver os danos sofridos. O consumidor é que decide se leva o caso para o estado investigar”, declarou, ressaltando que há muitas queixas de mau atendimento de clientes que foram lesados. “Eu fico indignado com os relatos das pessoas que vem prestar queixas, cabe um processo até mesmo para os cartões. As empresas parecem escolher quais clientes vão logo ter seus casos resolvidos, se é alguém que consome bastante, elas logo se responsabilizam por tudo, mas quando não é, a situação é mais complicada. Há casos de que as empresas deixam entender que estão desconfiando de que o cliente está sacando o próprio dinheiro, para receber novamente. Ela que tem que provar isso e tratar bem o cliente, presumindo sempre a inocência de todos”.

Fonte: http://www.defato.com/noticias/29059/policia-civil-alerta-a-populacao-sobre-clonagem-de-cartao-de-credito

Comentários