8 dicas para não errar nas compras na Black Friday


No dia 29 de novembro acontecerá a Black Friday – evento de descontos dos Estados Unidos – que foi trazido para o Brasil e incorporado no comércio eletrônico. No ano passado, o evento ficou com a imagem manchada após algumas lojas participantes desrespeitarem os direitos do consumidor e maquiarem os preços na tentativa de lucrar mais.

O CEO do site BuscaDescontos, realizador da Black Friday no Brasil, Pedro Eugenio, listou algumas dicas de como o consumidor pode se preparar para aproveitar os descontos sem problemas. Confira:

Lugar certo As ofertas das 120 lojas participantes da Black Friday Brasil estarão reunidas no site oficial da ação, sendo que todas as ofertas disponíveis passarão por um filtro rigoroso, para que sejam publicadas somente ofertas realmente atrativas para o comprador. O acesso ao site oficial do evento é uma maneira de fugir das possíveis ofertas maquiadas, além de comprar apenas em lojas que possuem boa reputação no e-commerce, diz ele.

Lista de presentes Faça uma lista de todos os produtos que você pretende comprar e prepare um Top 10 dos seus produtos mais desejados. Isso ajuda a se organizar e não se perder em meio a grande quantidade de ofertas do dia.

Siga o orçamento Saiba quanto você pretende gastar durante o BF, pois apesar de ser uma ótima oportunidade para comprar, é importante evitar excessos que podem exceder o limite do cartão de crédito e gerar dívidas.

Horário de pico Os picos de acesso ao site do evento e das lojas participantes acontece nas duas primeiras horas de promoção, entre 0h e 2h, e na hora do almoço, entre 12h e 14h. A grande quantidade de visitantes simultâneos pode causar lentidão no acesso. Caso isso aconteça, tente acessar o site em outro horário.

Compare Antes de comprar, compare os preços dos produtos em oferta com os de outras lojas participantes do evento. Procure não comprar nada sem antes ter certeza de que o preço está realmente em conta.

Promoções Vale lembrar que se uma loja participa da Black Friday, isso não significa que todos os seus produtos estão em promoção. A loja escolhe alguns produtos ou categorias que terão descontos para o evento. Outros produtos podem continuar com os preços originais. Para procurar somente por produtos que estejam com desconto, o consumidor deve ir direto para o site do evento, ou ainda acessar hotsites montados especialmente para a ação no site das lojas.

Selo Black Friday Legal A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em trabalho conjunto com o Busca Descontos, criou um Código de Ética para a Black Friday. As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciarem ofertas reais na ação. Caso a empresa não cumpra o acordo, a mesma poderá sofrer suspensões. As ofertas das lojas que aderiram ao Código de Ética serão identificadas com o ”Selo Black Friday Legal”, que indica a credibilidade das promoções.

Denuncie O consumidor que encontrar alguma promoção com qualquer tipo de irregularidade ou desconto irreal, pode fazer sua denúncia no link “Reclame Aqui”, do site oficial do evento. As reclamações serão direcionadas para o site ReclameAqui, especializado no recebimento de reclamações e termômetro para a reputação de empresas.

Fonte: http://br.financas.yahoo.com/noticias/8-dicas-errar-nas-compras-black-friday-105747116--finance.html

Comentários