Especialista alerta consumidor sobre compra de móveis planejados


O especialista em consumo Dori Boucault alerta os consumidores sobre os cuidados na hora de comprar móveis planejados. Em Mogi das Cruzes (SP), um estabelecimento na região central tem tirado o sono de alguns consumidores. Eles acusam a loja de ter excedido o prazo de entrega de mercadorias. Em um dos casos, uma compradora aguarda, desde outubro de 2012, o recebimento de móveis.

De acordo com o Dori Boucault as pessoas precisam ter cuidado na hora de contratar este tipo de serviço. "Não tem de mirar no preço, mas sim no histórico da empresa. Saber se existem reclamações contra a loja e se ela responde a processos. O cliente não pode ficar entusiasmado pela oferta do produto", detalha.

A enfermeira Ana Paula Maia Fraga diz ter sido lesada pela loja em Mogi das Cruzes. Ela conta que comprou R$ 30 mil em móveis planejados em junho de 2012. A promessa era de que os móveis seriam entregues até outubro, mas ela ainda aguarda o recebimento. "Eles sempre foram protelando os prazos. Um mês diziam que estavam com problema com montadores, em outras ocasiões era a madeira que estava em falta", disse a enfermeira.

O especialista em consumo, Dori Boucault diz que as vítimas que foram lesadas podem ingressar com uma ação na Justiça de danos morais e materiais. "Isso é um crime contra o consumidor. É um descaso", explica.

Um outro comprador, que preferiu não se identificar à TV Diário, está com um problema semelhante: ele diz ter comprado as mercadorias, mas, segundo ele, a loja não as entregou. "Vieram, fizeram a medição, eles tinham 35 dias para entregar esses móveis. Dentro desses 35 dias dias eles não vieram. Eu liguei, questionei e disseram que precisavam de 90 dias para entregá-los. E até agora nada", diz o consumidor.
 
Processo
A empresa Armárius Design, do Rio Grande do Sul, que é a fabricante que fornecia móveis à loja de Mogi das Cruzes, também move uma ação contra o estabelecimento registrado como "Fonseca e Matsunaga Móveis Limitada". Em nota, a empresa informou que a loja foi descredenciada em 2011 por problemas com a entrega dos produtos e falta de pagamento. Mesmo assim, a Armárius Design informou que procura atender os clientes que fizeram encomendas até 2011.

A rerportagem da TV Diário esteve na loja Armários Projetos Inteligentes, no Centro, em Mogi das Cruzes, mas o estabelecimento estava fechado. Parte da fachada da loja estava coberta com um papel pardo. Nenhum responsável pelo estabelecimento foi encontrado no local.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2013/08/especialista-alerta-consumidor-para-compra-de-moveis-planejados.html

Comentários

  1. Ola Ramirez, boa noite.
    Desculpe se o incomodo, entretanto estava buscando informações e acabei chegando ao seu blog.
    Poderia então me ajudar e esclarecer algumas duvidas?
    Comprei móveis planejados (uma cozinha) e estão faltando diversos itens para a finalização do ambiente. A empresa contratada nos trata ( eu e a minha mulher) com muito descaso e já estamos a meses esperando pelos produtos e estamos sempre sendo adiados.
    Quais são os meus direitos? Aonde devo ir fazer queixas?
    Os resultados saem com rapidez? é custoso fazer reclamações?
    Li que o Procom e o Juizado Especial Cível são alternativas...
    Saberia me dar melhores informações?

    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Igor Oliveira, os esclarecimentos pertinentes ao caso se encontram no post. Demais dúvidas, oriento buscar um advogado próximo. Att.

      Excluir

Postar um comentário