Tentativas de fraude contra consumidores atingem 1 milhão no primeiro semestre


SÃO PAULO – Entre janeiro e junho de 2013, o número de tentativas de fraudes contra os consumidores brasileiros ultrapassou 1 milhão de ocorrências. De acordo com a Serasa Experian, no primeiro semestre do ano, ocorreram 1.007.606 tentativas, contra 989.678 casos, em igual período de 2012, e 963.631, nos primeiros seis meses de 2011.

O setor de telefonia e de serviços lideraram as ocorrências no primeiro semestre deste ano. Telefonia teve 400.913 tentativas, o que representou 40% do total. Já em serviços – que incluem seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral, como pacotes turísticos, salões de beleza, etc. – foram 320.711 registros, ou seja, 32% do total.

Outros setoresO ranking da Serasa é composto ainda por bancos e financeiras (19% das tentativas de fraude), varejo (8%) e demais serviços (2%).

De acordo com a Serasa, é comum as pessoas fornecerem seus dados pessoais em cadastros na internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. “Os golpistas costumam até comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, além de cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas”, relata a instituição.

O que fazer?Estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Com apenas o RG ou o CPF em mãos de criminosos, já dobra a possibilidade da vítima sofrer uma fraude.

A Serasa orienta que, quando a pessoa for vítima de roubo, perda ou extravio de documentos, a primeira medida é cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados da instituição, no link www.serasaconsumidor.com.br. Após isso, esta informação estará disponível na mesma hora para o mercado.

Depois, o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência. Assim, sempre que ele for consultado, o concedente de crédito saberá que se trata de um documento roubado e terá mais cuidado ao fechar o negócio.

Fonte: http://br.financas.yahoo.com/noticias/tentativas-fraude-consumidores-atingem-1-122800594.html

Comentários