A BV Financeira lidera o ranking de não atendimento de reclamações dos
consumidores, segundo levantamento divulgado pelo Procon de São Paulo
nesta terça-feira (12). Nove em cada dez reclamações feitas para o banco
não foram atendidas.
10 empresas com menor percentual de atendimentos de reclamações
Empresa | % de reclamações não atendidas |
BV | 91% |
Carrefour | 63% |
Eletropaulo | 62% |
Bradesco | 60% |
Itaú | 58% |
Oi | 51% |
Santander | 47% |
B2W | 29% |
Claro | 21% |
Vivo | 16% |
- Fonte: Procon-SP
De acordo com o Procon, "a maioria esmagadora das queixas [ao banco]
refere-se a cobrança de tarifas quando do financiamento de veículos e
não envio de boletos para quitação de empréstimos consignados ou dúvidas
sobre os valores cobrados".
A rede de supermercados Carrefour aparece na segunda colocação do
ranking com 63% de reclamações não atendidas. No ano passado, a empresa
liderava na mesma categoria.
A concessionária de energia Eletropaulo ocupa a terceira colocação,
quase empata com o Carrefour. Das 576 reclamações feitas por
consumidores ao Procon em 2012, a empresa não atendeu 356 (62%).
Até o momento da publicação desta reportagem, nenhuma das três empresas citadas se pronunciaram sobre a pesquisa do Procon.
Empresas que mais tiveram reclamações
O Procon-SP divulgou o ranking das empresas que tiveram mais reclamações de consumidores em 2012.
Em números totais, a liderança é do Itaú, com 1.108. Em segundo, Claro,
com 1.006. Em terceiro, está Bradesco, com 976 reclamações.
Mas a metodologia dos rankings de empresas que mais recebem reclamações
de consumidores é contestada por especialistas. Os rankings divulgados
pelo Procon de São Paulo, assim como outras instituições de defesa do
consumidor, consideram o número absoluto de reclamações feitas pelos
clientes.
Para especialistas, a metodologia do Procon cria distorções. "Como
ranking, os dados perdem o sentido", diz o economista Samy Dana,
professor da FGV.
Para ele, o ranking deveria considerar a quantidade proporcional de
reclamações de cada empresa, porque, da maneira como é feito, a chance
de as grandes aparecerem no topo é maior. "É a mesma coisa que dizer que
o maior time de futebol tem mais torcedores ladrões e pobres.
Naturalmente ele terá, porque é o maior."
Samy Dana considera, no entanto, que o ranking serve para mostrar ações
de empresas que acabam tendo impacto ruim na sociedade. "Mas não é um
ranking que determine a eficiência das empresas", diz. Para ele, a
punição aplicada às empresas também deve ser proporcional ao seu
tamanho.
Fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/12/banco-bv-e-o-que-menos-atende-reclamacoes-diz-procon-sp.htm
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