Sonho ou Pesadelo?



       Milhares de crianças e adolescentes com idades na faixa de 9 a 18 anos, em todo o mundo, são vítimas do tráfico humano. Uma forma de escravidão da espécie humana, onde estas se tornam propriedade dos traficantes, que com o abuso de poder, desumanidade e a pior forma de tratar alguém, vendem e abusam sexualmente dessas pessoas, destruindo todos os seus sentimentos, até a sua alma.

O medo e a angústia passam a fazer parte da vida dessas crianças, através de ameaças e agressões, na qual nada se tem a fazer, deixando as vítimas impotentes diante dessa situação. As mesmas são atraídas por um grande sonho; o de se tornarem independentes, ganharem dinheiro, fama, ajudarem seus familiares, se tornarem bem sucedidas entre outros, e ludibriadas, muitas vezes, na possibilidade da oportunidade de se tornarem modelos consagradas. As falsas agências escolhem pessoas com boa aparência, jovens e ingênuas, as quais se deixam "levar" com promessas errôneas e garantia de sucesso.


Pesquisas relatam que o tráfico humano é uma realidade concreta e incrustada na nossa sociedade, de alcances internacionais e que já tem afetado inúmeras famílias, e é um tipo de comércio bastante lucrativo, rentável e movimenta quantias enormes de dinheiros, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.


O assunto já foi denunciado por meio do cinema, através de dezenas de filmes, que relataram a angústia de centenas de milhares de jovens mulheres que desapareceram, forçadas pela violência a uma vida infernal. Elas viraram carga rentável na indústria moderna da escravidão. O submundo as chama de tráfico humano... Título, este, da película de produção americana interpretada pelos brilhantes atores Donald Sutherland (ganhador do Emmy e do Golden Globe), Mira Sorvino (Poderosa Afrodite - Oscar de melhor atriz coadjuvante) e Robert Carlyle (Transpotting), que tratam do panorama real e cruel deste crime.


Neste, enquanto uma jovem de 16 anos da Ucrânia, uma mãe solteira da Rússia, uma orfã de 17 anos da Romênia e uma turista adolescente de 12 anos se tornam vítimas de traficantes internacionais, um time especializado de agentes federais lutam para expor a rede mundial que as escravizou. A agente Kate Morozov (Mira Sorvino) conhece os horrores da exploração sexual de perto e dedicada a desmantelar a rede e trazer os culpados para a Justiça. De uma câmara de torturas no Queens, Nova York, até os caçadores de "carne" da Rússia, a caçada começou e os destinos dos agentes especiais, dos traficantes sem escrúpulos e suas vítimas sem defesa colidem em um barril de pólvora de proporções internacionais.


Atualmente, o Brasil tem denunciado tais mazelas por meio da novela “Salve Jorge”, produzida pela Rede Globo de Televisão, que explora o tema de forma mais sutil, mas que mesmo assim, ainda choca a sociedade e chama atenção pelo absurdo que é, em pleno século XXI, nos depararmos com tal situação, de degradação da condição humana.


Contudo, este problema é uma realidade e devemos denunciar as autoridades competentes para que se chegue ao fim, pois o que era um sonho e esperança de dias melhores para alguns, torna-se um verdadeiro pesadelo, sem fim, para muitos.


Por Kelyane Soares de Almeida e Ramirez Augusto Pessoa Fernandes.

Comentários