Vivo paga R$600 a cliente pois não quis devolver R$8,26 amigavelmente

André Dias Arany entrou com ação de indenização por danos morais e materiais em face da Vivo em decorrência de uma cobrança indevida de R$8,26, aceitando em audiência, um acordo de R$600.

Segundo o cliente, todo o transtorno começou quando descobriu que a empresa de telefonia não estava mais cobrando ligações de Vivo para Vivo no plano similar ao que assinava, que entrou em vigor dia 1º de novembro de 2011. Entretanto, somente aqueles que solicitaram a alteração não eram cobrados.

A revolta se deu pelo fato de a empresa não ter avisado aos clientes sobre a gratuidade, mesmo podendo enviar SMS. O autor ligou para a empresa e em uma ligação de 25 minutos e 51 segundos, o empregado da Vivo se negou a devolver o valor de oito reais, que era referente às ligações cobradas de Vivo para Vivo.
É dever da empresa informar, e o descumprimento do artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor acarreta vício de informação, gerando dever de indenização, além de configurar infração penal, nos termos do artigo 66 da lei consumerista.

André afirma que “é um desrespeito a política da operadora de cobrar tais ligações de quem não é informado. Quem souber da gratuidade do plano e solicitar a mudança, não pagará. Enquanto isso, os clientes que não sabem, que continuem pagando. Essa é a mentalidade da empresa: usurpar seus clientes, aqueles que a mantêm viva.”

Segundo o Autor “o atraso na relação empresa/consumidor continua grande, apesar de nosso avançado Código de Defesa do Consumidor. Parte disso é a falta de punição das empresas. Elas lucram mais desrespeitando o consumidor do que perdem com condenações na justiça. Apenas para fins de reflexão, quantos clientes pagaram esses valores indevidamente e não sabem? Quanto a empresa lucra com isso? Demorei 26 minutos tentando resolver o problema amigavelmente por telefone, entretanto só fui levado a sério quando entrei com o processo. E, pasmem, resolvi isso em 3 minutos na audiência! Poderiam ter economizado tempo, dinheiro e trabalho dos serventuários da justiça.”

Por fim, André afirma que “o futuro pertence àquelas pessoas que tiverem um interesse sincero em reformar todos os aspectos da sociedade que sejam injustos e imorais! Essa reforma começa com todos nós, pela maneira que encaramos essa oportunidade única que temos de mudar a vida dos outros e das empresas.”

Fonte: http://www.consumidorlegal.com/vivo-paga-r600-a-cliente-pois-nao-quis-devolver-r826-amigavelmente-2/

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