Projeto vai dar desconto em tributos para quem adotar uma árvore

Adote uma árvore. Esse será o novo lema da Prefeitura de Caraúbas, através da Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente. A iniciativa, que começa a funcionar a partir do mês que vem, será adotada por meio de um projeto de lei do Executivo que pretende dar descontos ao cidadão que cuidar de uma árvore e contribuir com a arborização da cidade.

A medida será endossada por um projeto pensado pela Secretaria de Políticas do Campo e Meio Ambiente e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que pretendem reflorestar a cidade através do "Mutirão pela Arborização de Nossa Cidade". O pontapé inicial acontecerá hoje, às 8h, na Praça Antonio Ediel Braga, em frente ao Hospital Regional Aguinaldo Pereira da Silva, bairro Sebastião Maltez Fernandes.

Segundo Sheyla Gurgel, serão plantadas 30 mudas de cajueiro numa ação audaciosa da secretaria, que pretende dividir a cidade por pomares de frutas. "Vamos plantar hoje 30 cajueiros, mas logo vamos plantar mangueiras, cajaraneiras e outras árvores frutíferas de nossa região", disse.

A professora da Ufersa Edna Lúcia da Rocha Linhares quer expandir o projeto em toda Caraúbas. "Junto com ela, vamos plantar um pomar em cada praça", reafirma Sheyla.

A iniciativa chamou a atenção do poeta popular Antônio Francisco, que defende em seu poema "Doce loucura" que cada cidade deveria ser dividida por ruas com nomes de fruteiras. "No meu poema toda rua de cada cidade tem nome de frutas: rua da goiabeira; rua da mangueira", disse o poeta, que se comprometeu a ir ao município prestigiar um dos mutirões de reflorestamento.

Fonte: Jornal De Fato, 26/04/2011.

Comentários