Sites ganham espaço e viram febre entre internautas

Entre as muitas mudanças ocasionadas pela internet, uma das mais perceptíveis é a forma de comprar. As facilidades e promoções proporcionadas pela rede mundial de computadores têm ocasionado transformações no comportamento do consumidor. Uma dessas modificações foi originada com o surgimento dos sites de compras coletivas, alguns dos quais já apresentam ofertas que podem ser usufruídas no mercado mossoroense.

Entre os sites que atendem aos consumidores da cidade estão o Peixe Urbano (www.peixeurbano.com.br/mossoró), Barato Coletivo (www.baratocoletivo.com.br), Oferta Master (www.ofertamaster.com) e Deguste Aqui (www.degusteaqui.com/mossoro). Para os lojistas e empresários que investem em ofertas e disponibilizam seus produtos através dos sites, o negócio representa investimento em propaganda; para os consumidores, a vantagem está nos descontos, muitas vezes, bem acima daqueles encontrados nas promoções realizadas dentro das próprias lojas.

A ideia de um mercado virtual coletivo é recente e não tem nem um ano completo, mas já é um sucesso. Segundo a representante local de um dos sites, Katharina Gurgel, o comércio surgiu a partir da proposta de um jovem, que ganhou o apoio do responsável pelo Facebook. Ela representa o Peixe Urbano e diz que o site é o mais antigo no País.

Para Katharina Gurgel, o ponto positivo para o lojista está na divulgação dos produtos que ocorre de modo impactante e mensurável, tendo em vista que os proprietários dos estabelecimentos têm como saber quantos clientes adquiriram aquela mercadoria, uma vez que eles recebem uma lista com os nomes dos clientes. "Para o estabelecimento que está ofertando é uma divulgação absurda e um movimento intenso", afirma. A representante afirma que as vendas são 100% seguras, pois são feitas através do cartão e o pagamento pode ser efetivado no débito ou crédito.

Ela explica que, em Natal, uma pesquisa que foi realizada durante três meses mostrou que a maior parte dos clientes dessas compras coletivas nunca haviam comprado no estabelecimento do qual adquiriram o produto. Além disso, ela comenta que se tratam de ofertas impressionantes, cujo objetivo é impulsionar as vendas.

Segundo ela, o processo é iniciado com o anúncio das ofertas, que, em geral, ficam expostas no site por três dias. Após esse período, quando a oferta é encerrada, o cliente recebe um código para a retirada do produto ou serviço. Quando a procura é grande, no entanto, o período de exposição daquele produto pode ser menor. Ela comenta o exemplo de uma lanchonete em Natal, que em 24 horas conseguiu vender 13 mil sanduíches.

De acordo com a representante, uma das vantagens está no fato de o produto já existir e passar a ser oferecido pelo estabelecimento, não se trata de uma mercadoria criada especificamente para aquela promoção. Além disso, o cliente que adquirir o produto pelo site, por um valor menor, vai ter o mesmo tratamento na hora de utilizá-lo que os clientes que o adquiriram na loja, por um preço mais elevado. "Você vai comprar uma coisa muito barata, com a qualidade muito boa", diz ela, acrescentando que, aliado a isso, o consumidor tem a vantagem de não ter que sair de casa.

Ela menciona que é importante que os clientes façam cadastro, pois a partir daí serão informadas as ofertas de cada dia, que contam com descontos de 50% a 90%. O cadastro é fácil e rápido.

Além disso, ela menciona que quando a oferta vai para o ar ela é regulamentada por critérios. "Está tudo informado", afirma Katharina.

Ela comenta que, em Mossoró, foram fechadas várias ofertas que devem ser lançadas no próximo fim de semana e incluem estabelecimentos como bares, restaurantes, cafés, salões de beleza, gráficas e serviços como lavagens de carro.

De acordo com Katharina Gurgel, os estabelecimentos mais procurados são salões de beleza e bares. Ela afirma ainda que o mercado de Mossoró é muito grande e acredita que, em algum tempo, a mídia externa deixará de existir.

Antes mesmo dos sites de compras coletivas oferecerem ofertas válidas para Mossoró, Neto, que trabalha em uma gráfica da cidade, já era cliente virtual. Ele conta que se cadastrou em um dos sites que já disponibilizava ofertas em Natal e sempre que ia à capital do Estado, dava uma olhada nas ofertas e efetivava a compra para utilizar o produto quando chegasse lá. "A vantagem para o consumidor é que você tem descontos de 60%, 80%", diz ele.

Ele é cadastrado em quatro sites de compras coletivas e foi por causa dos descontos oferecidos nas compras coletivas que ele comprou por R$ 64,50 uma bota que custava R$ 430,00, em um desconto equivalente a 85%. "Se não fosse pelo site, eu nunca iria comprar determinadas coisas", afirma.

Já para o lojista, segundo o seu ponto de vista, a vantagem está no fato de que, quando os clientes vão até a loja para usufruírem do que compraram e são bem tratados e saem satisfeitos com a compra, retornam ao estabelecimento, mesmo quando não há ofertas.

Com relação à segurança, o consumidor aconselha: "Na internet, tudo se trata de você saber onde comprar e como comprar". Para Neto, é na própria ferramenta virtual que estão as informações necessárias sobre os sites.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste, 23/03/2011.

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